Prótese de Panturrilha
O que é a cirurgia de Prótese de Panturrilha e qual sua indicação
A cirurgia plástica de implante de Prótese de Panturrilha vem se tornando um ótimo recurso estético nos últimos anos para homens e mulheres que sofrem com o estigma das pernas finas. O objetivo é aumentar o volume, a espessura e a projeção da panturrilha para melhorar a harmonia entre a coxa e a perna.
O procedimento é utilizado desde a década de 70 para restaurar o contorno da perna em pacientes com atrofias, hipotrofias e assimetrias das chamadas “batatas da perna” decorrentes de anomalias congênitas, traumas e doenças (como poliomielite).
Apesar das séries de exercícios físicos específicos visando aumentar a região da panturrilha, alguns homens e mulheres ficam com as coxas fortes e musculosas, mas as pernas continuam com deficiência de volume, já que o formato e o tamanho dos músculos sofrem influência genética. Muitos deles deixam de usar bermudas ou saias por vergonha desse desconforto estético.
Indicamos o volume e perfil da Prótese de Panturrilha de acordo com a anatomia da(o) paciente e sua preferência. Buscamos um resultado confortável permanente, com aparência natural e sem prejuízos funcionais. A maioria dos pacientes homens que operamos busca a cirurgia plástica para realçar a musculatura e visual atlético das pernas ressaltando a panturrilha. Já a maioria das mulheres busca dar volume na panturrilha para tornar a perna mais harmônica e proporcional à cintura e ao quadril.
Sobre o procedimento
Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a cirurgia plástica de implante de Prótese de Panturrilha for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista em casos específicos.
Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
O tempo de duração da cirurgia varia de 1 a 2 horas sob raquianestesia, anestesia peridural ou geral, a que der mais conforto à(ao) paciente, e for mais bem indicada pelo anestesista.
O procedimento cirúrgico consiste em realizar uma incisão relativamente pequena no sulco poplíteo (dobra posterior do joelho) e posicionar a prótese sob a fáscia (capa que envolve o músculo) do gastrocnêmio (o mais superficial dos músculos posteriores da perna e forma a massa da panturrilha). As próteses de silicone simulam o formato, textura e firmeza dos músculos da região e a cicatriz fica bem discreta por conta do seu posicionamento.
As incisões são fechadas com suturas em camadas no tecido e com suturas, adesivo de pele ou fita cirúrgica para fechar a pele. Se necessário, incluímos drenos. Após a cirurgia, pode envolver a área operada com uma bandagem elástica ou meia compressora (que deve ser adquirida antes da cirurgia) para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos à medida que cicatrizam.
Pós-Operatório e Resultado
O tempo de internação após a cirurgia plástica de implante Prótese de Panturrilha é, geralmente, de 24 horas. Passamos um cronograma para troca dos curativos, a retirada do dreno (se o colocamos) e dos pontos, o que pode levar de 3 a 7 dias após a cirurgia.
A drenagem linfática pode ser indicada no período de recuperação a partir do 4º dia pós-operatório. A meia compressiva para as pernas deve ser usada o tempo todo, pelo menos durante 1 mês, exceto para tomar banho.
Os 2 primeiros dias de absoluto descanso. Nas próximas 3 a 4 semanas, mantenha sempre que possível as pernas elevadas, sem apoiar a panturrilha. Apoie o calcanhar se deitar de barriga para cima ou se deite de bruços e apoie o dorso do pé. Neste período, é importante a movimentação lenta e constante das pernas a fim de evitar complicações relacionadas à circulação, como a trombose venosa nas pernas e a tromboembolia pulmonar.
Evite o uso de roupas apertadas como legging, meia calça ou calça jeans nas 3 primeiras semanas quando pode ter dor (reduzida com medicamentos), inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas na área operada. A recuperação leva de 2 a 3 semanas. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização.
Em 2 semanas, é possível retornar ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) se a atividade realizada não exigir esforços especiais. Evite subir escadas e andar muito durante 3 semanas, principalmente com salto alto. A depilação com cera deve ser evitada no primeiro mês; se for necessária, opte por lâminas.
Dirigir, após 4 semanas e com a meia de compressão. Atividades físicas gerais, após 2 meses. As atividades físicas mais intensas para as pernas, andar de bicicleta, usar saltos altos e esportes de contato, após avaliação. Evitar ao máximo exposição solar direta na região operada, mesmo com roupas, por pelo menos 3 meses. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.
O novo contorno das panturrilhas pode levar, pelo menos, 12 meses para ser redefinido completamente. As cicatrizes resultantes das incisões são permanentes, mas na maioria dos casos desaparecem e melhoram significativamente até atingir a sua aparência definitiva em 2 anos. Parte delas fica oculta nas pregas naturais da pele atrás do joelho.
O resultado varia de paciente para paciente. No entanto, o aumento do tamanho proporcionado pela Prótese de Panturrilha propicia uma aparência melhorada das pernas. Recomendamos alimentação equilibrada, estilo de vida saudável e exercícios físicos para a manutenção por vários anos do resultado alcançado.