Hidrolipo
O que é a Hidrolipo e qual sua indicação
A Hidrolipo – também chamada de Hidrolipoclasia Aspirativa (HLPA), Minilipo, Lipolight ou Lipoaspiração Tumescente – é uma cirurgia plástica indicada para remodelar o contorno corporal através da retirada da gordura localizada. Ela possui, basicamente, as mesmas finalidades e procedimentos da Lipoaspiração clássica ou tradicional.
Porém, a diferença é que é realizada em várias sessões com o uso de anestesia local sem sedação. A(O) paciente fica acordada durante cada uma das cerca de 10 a 15 sessões, cujo espaçamento entre elas é entre 3 e 7 dias.
Depois de uma avaliação, o procedimento pode ser indicado para mulheres e homens, maiores de 18 anos, em boa condição médica e de saúde, com expectativas realistas e com insatisfação com o corpo devido ao acúmulo de gordura localizada.
Os locais do corpo mais indicados para fazer a Hidrolipo são a região abdominal, dorso superior e inferior, culotes, braços, coxas, joelho, papada (queixo), peitoral (masculino), entre outras. A gordura retirada pode ser utilizada para aumentar o bumbum, as mamas e áreas da face como bochechas, lábios entre outras, através das técnicas da Lipoescultura.
Sobre o procedimento
Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Hidrolipo for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos. Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
O tempo de duração por sessão varia de 1 a 2 horas. Fazemos as marcações na área do corpo a ser operada e aplicamos uma solução que contém anestésico, soro e adrenalina. Essa solução tem o objetivo de diminuir a sensibilidade no local e prevenir o máximo a perda de sangue. A(O) paciente não é sedada(o) e, apesar de estar acordada(o) durante o procedimento, não pode nos ver trabalhando.
Em seguida, fazemos um pequeno corte de 5 a 10 mm para dar acesso à cânula (tubo com furo) ligada a um sistema de vácuo. Fazemos movimentos de vaivém para aspirar e armazenar a gordura do local. Quando planejado, tratamos a gordura e a enxertamos em outros locais.
Finalizamos a cirurgia com suturas, fazemos o curativo e colocamos a malha de compressão. A(O) paciente é levada(o) para o quarto para se recuperar antes de voltar para casa.
Pós-Operatório e Resultado
Não é necessária a internação após a Hidrolipo, apenas poucas horas antes de ir para casa permanecer em repouso. Passamos um cronograma para troca dos curativos, o que pode levar de 2 a 4 dias, antes da próxima sessão. Da mesma forma, fazemos um planejamento sobre as sessões de drenagem linfática, intercalando com os procedimentos e após eles.
Os 2 primeiros dias de absoluto descanso após cada sessão. A malha compressiva deve ser usada o tempo todo, exceto para tomar banho. Ir com a malha na próxima sessão e ela deve ser usada até 4 semanas depois das cirurgias. Fazer pequenas caminhadas em casa o maior tempo possível, pois ajuda a aumentar a circulação e evitar complicações, especialmente a trombose venosa profunda.
Prefira uma alimentação leve e com alimentos cicatrizantes ricos em proteínas (carne magra e ovo) e em ômega 3 (sardinha e salmão), além de ricos em vitaminas A (fígado e cenoura), B (cogumelos e oleaginosas) e E (mamão e o abacate) que ajudam a regenerar os tecidos e a manter a pele mais firme e saudável. Beba muita água.
Evite o uso de roupas apertadas como legging, meia calça ou calça jeans no primeiro mês quando pode ter dor (reduzida com medicamentos), inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas na área operada. Evite pegar peso até o final da recuperação que leva de 2 a 3 semanas após a última sessão.
Entre as sessões, é possível retornar a algumas atividades, mas sem esforço físico. Trabalho de escritório ou home office, somente se a atividade realizada não exigir esforços especiais. As atividades físicas mais intensas, andar de bicicleta, esportes de contato e até dirigir, após avaliação.
Evitar ao máximo exposição solar direta na região operada, mesmo com roupas, por pelo menos 2 meses. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.
É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização. A Hidrolipo, praticamente, não deixa cicatrizes devido às incisões mínimas feitas em locais escondidos, como nas dobras ou no interior do umbigo.
O resultado de um corpo mais delineado e definido é permanente, principalmente mantendo uma dieta sensata e exercícios físicos consistentes. Os resultados definitivos podem ser notados após 6 meses. A perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.