Laser

O que é Laser e qual sua indicação

A palavra Laser é um acrônimo inglês para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Ou seja, é “amplificação de luz por emissão estimulada de radiação” em livre tradução. É produzido por compostos químicos, orgânicos, gasosos e sólidos. Basicamente, é emitido através de um aparelho conectado à energia elétrica e se propaga como um feixe de luz.

É utilizado para cortar vários tipos de materiais e medir distâncias no segmento industrial. O feixe de luz é empregado na leitura de CD/DVD em casa e no escritório. Da mesma forma, lê os códigos de barras em caixas dos estabelecimentos comerciais. Assim também, é usado para mirar alvos e nas armas de energia dirigida no segmento bélico. Há outros usos em variados segmentos.

Laser

A terapia a Laser, ou laserterapia, é utilizada em várias áreas da medicina. Dessa forma, a energia luminosa do feixe de luz tem capacidade de penetrar pele, tecidos moles, músculos e até ossos. Possui propriedades regenerativas, anti-inflamatórias e analgésicas. Os benefícios clínicos podem ser vistos em procedimentos que vão desde questões estéticas até situações mais graves. O Laser de CO₂ é o que utilizamos no rejuvenescimento facial. Porém, contamos com uma variedade de tipos e potências para outras partes do corpo como o de hélio, neônio, érbio, entre outros.

Além disso, o Laser tem a capacidade de sintetizar colágeno e aumentar a circulação linfática, as células epiteliais e fibroblastos. Estas condições são especialmente importantes no tratamento de feridas de difícil cicatrização pelo corpo. O procedimento é utilizado na odontologia, oncologia, ginecologia, urologia, ortopedia, neurologia e cardiologia, além da oftalmologia e dermatologia. Ele é eficaz nas lesões musculares, tendinopatias, doenças articulares degenerativas, queimaduras, úlceras diabéticas, fissuras mamilares, alguns casos de câncer de pele, remoção de pelos, entre outras.

Laser no pós da cirurgia plástica

O Laser é utilizado na recuperação de procedimentos cirúrgicos de baixa ou alta complexidade. Sobretudo, é indicado nos pós-operatórios das cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. Sendo assim, tem ótimo desempenho na aceleração da cicatrização, na prevenção de infecções e na diminuição das dores e desconfortos causados pelas cirurgias.

Outro benefício das aplicações realizadas no pós-cirúrgico é impedir ou minimizar a formação de queloides e fibroses. Além deles, a terapia a Laser ajuda a reduzir a deiscência. Ou seja, diminui a possibilidade de abertura espontânea da incisão cirúrgica. Principalmente, em cirurgias de grande porte.

Laser
Crédito da imagem: wavebreakmedia_micro no Freepik

O tratamento tem uma ótima resposta logo após procedimentos como a Abdominoplastia, Pós-Bariátrica e Mamoplastia de Aumento. Assim também, temos uma equipe especializada para realizar as aplicações na dose correta, sem causar dor e individualizada de acordo com o fototipo da pele de cada paciente.

Do mesmo modo, existem algumas contraindicações no uso do Laser de forma geral. Não somente no pós-operatório. Por exemplo, é o caso de gestantes ou pessoas diagnosticadas com epilepsia. Igualmente, não realizamos a terapia sobre tumores malignos ou benignos, em área de marcapasso cardíaco, na retina, entre outras condições.

Sobre o procedimento

A terapia a Laser é um procedimento minimamente invasivo e indolor na maioria das vezes. Não é necessário usar anestésico. Logo, fazemos as aplicações no consultório dentro dos mais rígidos padrões de segurança. Planejamos sob medida o tipo, a potência do feixe de luz e a quantidade de sessões levando em consideração o biotipo da(o) paciente, objetivo da terapia e a área física a ser aplicada.

Existe um tipo diferente de Laser para cada caso. Cada um tem características próprias e é indicado para um determinado tratamento. O que diferencia é o tipo do meio ativador, o tempo de irradiação e o número de aplicações. A laserterapia de baixa intensidade, por exemplo, produz efeitos fotoquímicos em detrimento dos térmicos. Assim, é usada na cicatrização de ferimentos e manutenção de dores provenientes de diversas causas.

Laser

Basicamente, demarcamos a área a ser tratada e higienizamos a pele com água e sabonete. Logo após, iniciamos cada sessão com os disparos em regiões específicas ou por método de varredura. Aplicamos diretamente na pele em um ângulo de 90º, pois o Laser não penetra através das roupas. Os modos de emissão podem ser contínuos ou pulsados. Por fim, limpamos a pele.

Evitamos direcionar o campo de visão para a luz sem proteger os olhos. A(O) paciente pode sentir um discreto calor no local da aplicação durante a sessão. A terapia age local ou sistemicamente por meio de sessões rápidas. O tempo de cada sessão dura entre 2 e 10 minutos. Eventualmente, pode ser associada a outras ferramentas clínicas eficazes para intensificar o efeito terapêutico.

Resultado

Utilizamos Laser de baixa potência na cirurgia plástica e no pós-cirúrgico geralmente. O aparecimento de edema e vermelhidão é normal depois de cada sessão. Principalmente, aparecem em áreas mais sensíveis e nas primeiras 24 horas. Indicamos bolsa de gelo durante os dois primeiros dias para aliviar o inchaço e o desconforto. Uma crosta fina pode aparecer sobre a pele entre o segundo e terceiro dia em alguns casos.

O efeito bioquímico causado pelas aplicações leva à sensação de relaxamento e bem-estar. Além disso, aumenta a produção de colágeno e acelera o processo de cicatrização ao mesmo tempo. Os resultados gerais melhoram a cada sessão. Avaliamos a necessidade de manutenções semestrais ou anuais após esse período.

Laserterapia
Crédito da imagem: wavebreakmedia_micro no Freepik

O uso precoce do Laser terapêutico no pós-operatório tem resultados satisfatórios a partir das primeiras aplicações.

O retorno às atividades normais e extenuantes depende do tipo de tratamento realizado. Por exemplo, deve seguir o cronograma de recuperação da própria cirurgia se usado como terapia complementar no pós-operatório.

Indicamos evitar a exposição direta ao sol das áreas tratadas durante as aplicações e nos primeiros meses após seu término. Tanto quanto, recomendamos usar protetor solar acima de 50 FPS (fator de proteção solar) após o procedimento e ao longo da vida, mesmo dentro de casa ou no escritório.

Passamos todas as informações necessárias. Ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

error: Atenção!