Gluteoplastia

O que é a Gluteoplastia e qual sua indicação

A Gluteoplastia é a cirurgia plástica que remodela, esculpe e redefine a região dos glúteos ou nádegas. O procedimento pode ser realizado com as técnicas cirúrgicas de implante de próteses de silicone, de enxerto de gordura ou a combinação das duas. Aliás, fora do Brasil, a lipoenxertia dessa região, muitas vezes, é chamada de Brazilian Butt Lift (lifting de nádegas brasileiro, em livre tradução).

Decidimos com a paciente qual o melhor resultado para o respectivo biotipo. Assim também, qual o objetivo do “novo bumbum”, ou seja, aumentar o tamanho, dar volume, tornar redondo, deixar curvilíneo, empinar ou projetar. Depende se a perda de volume das nádegas se deve ao envelhecimento natural, gravidez ou por perda de peso.

Gluteoplastia

Da mesma forma, se a paciente considera suas nádegas pequenas e se deseja remodelá-las esteticamente. Quando indicado, eliminamos o excesso de flacidez, gordura e pele através do lifting glúteo.

As próteses para a Gluteoplastia são feitas de gel de silicone altamente coesivo e os dois formatos principais são os ovais e os arredondados. As produzidas atualmente têm previsão de duração de cerca de 20 anos ou mais. É recomendado o monitoramento periódico por meio de exame de ultrassonografia.

Sobre o procedimento

Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Gluteoplastia for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista em casos específicos.

Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

O tempo de duração da cirurgia varia de 2 a 5 horas sob anestesia peridural ou sedação intravenosa e geral, dependendo das técnicas utilizadas.

Quando a opção envolver somente lipoenxertia, levamos em consideração a quantidade de gordura disponível, a qualidade e elasticidade da pele, bem como a quantidade de pele extra. Retiramos gordura de outras partes do corpo – como abdômen e pernas – da paciente através da Lipoaspiração, processamos essa gordura e a injetamos nos glúteos com as técnicas da Lipoescultura. Assim, moldamos a região dos glúteos no formato e tamanho planejados, sempre visando atingir o resultado mais harmônico e natural. Levamos em conta que o corpo deve reabsorver de 20 a 40% desta gordura injetada no período de 1 ano.

Gluteoplastia

Quando a indicação for somente o implante de próteses de silicone, a incisão pode ser feita na parte superior de ambos os lados das nádegas superiores, nas pregas glúteas (na parte inferior onde as nádegas encontram o topo das coxas) ou no sulco vertical natural que existe entre as nádegas. Inserimos as próteses de silicone dentro ou acima do músculo glúteo máximo de cada lado. É um dos maiores músculos do corpo e é o principal responsável pela forma da região glútea.

A associação da lipoenxertia e implante de próteses siliconadas na Gluteoplastia é utilizada para melhorar o resultado quando o objetivo é aumentar o volume, forma e projeção das nádegas.

Quando é necessário o lifting glúteo, a incisão é feita logo abaixo da linha da cintura. Utilizamos esta técnica, principalmente, quando a(o) paciente teve uma perda importante e estamos associando as cirurgias pós-bariátricas de contorno corporal. Em outra técnica, fazemos a incisão nas pregas glúteas para remover o excesso de pele e tecidos, o que pode resultar em um vinco mais definido e com a pele mais tonificada nesta área posterior das coxas.

As incisões são fechadas com suturas em camadas no tecido das nádegas e com suturas, adesivo de pele ou fita cirúrgica para fechar a pele. Se necessário, incluímos drenos. Após a cirurgia, pode envolver a área operada com uma bandagem elástica ou roupa de compressão (que deve ser adquirida antes da cirurgia) para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos à medida que cicatrizam.

Pós-Operatório e Resultado

O tempo de internação após a cirurgia plástica Gluteoplastia é de 24 a 48 horas. Passamos um cronograma para troca dos curativos, a retirada do dreno (se o colocamos) e dos pontos, o que pode levar de 3 a 7 dias após a cirurgia. A drenagem linfática pode ser indicada no período de recuperação a partir do 4º dia pós-operatório. Primeiro banho após 2 dias.

A roupa compressiva para as nádegas deve ser usada o tempo todo, pelo menos durante 1 mês, exceto para tomar banho, para facilitar a cicatrização e reduzir a inflamação na área operada.

Os 2 primeiros dias de absoluto descanso, com o bumbum para cima. Tanto quanto puder, durma de bruços nas próximas 4 a 6 semanas. Neste período, também, não pode sentar-se normalmente e procure repousar o máximo que puder, evitando qualquer tipo de esforço físico. Porém, é importante a movimentação lenta e constante dos membros inferiores a fim de evitar complicações relacionadas à circulação, como a trombose.

Evite o uso de roupas apertadas como legging, meia calça ou calça jeans no primeiro mês quando pode ter dor (reduzida com medicamentos), inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas na área operada. A recuperação leva de 3 a 6 semanas. Para os casos de implante de próteses, não se deve tomar injeção nos glúteos enquanto elas estiverem lá.

Gluteoplastia

Entre 3 e 4 semanas, é possível retornar ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) se a atividade realizada não exigir esforços especiais, assim como fazer exercícios leves, como caminhadas. Caso precise ficar na posição sentada, procure usar almofadas ou travesseiros nas pernas levantadas de modo que a região que recebeu o implante e/ou gordura não seja pressionada.

As atividades físicas mais intensas para as pernas, andar de bicicleta, usar saltos altos, esportes de contato e até dirigir, após avaliação. Evitar ao máximo exposição solar direta na região operada, mesmo com roupas, por pelo menos 3 meses. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.

É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização. O formato mais volumoso, redondo e projetado das nádegas leva de 3 a 6 meses para ser redefinido completamente. A tendência é que a cicatrização fique discreta, clara e de boa qualidade até atingir a sua aparência definitiva entre 18 e 24 meses.

Com o tempo, o tamanho e a forma do seu bumbum podem continuar a mudar devido ao envelhecimento, à gravidade e a rotina da paciente. Apesar disso, o resultado planejado é duradouro se mantiver seu peso estável e um estilo de vida saudável.

error: Atenção!