Abdominoplastia

O que é a Abdominoplastia e qual sua indicação

A Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal é a cirurgia plástica estética que tem o objetivo de reduzir a flacidez na região abdominal causada pelo excesso de pele e gordura localizada. Assim, a oscilação no peso, envelhecimento natural, hereditariedade e gravidez são as principais causas das alterações estéticas nesta região.

O procedimento proporciona uma aparência mais firme e tonificada ao abdome. Ele está entre os mais realizados no mundo, segundo os resultados da Pesquisa Global ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética).

A Mini Abdominoplastia está entre as várias técnicas cirúrgicas que trata a região do abdome inferior, com ou sem gordura localizada. Contudo, é indicada para pacientes que tem peso corporal e proporção ideais para seus biotipos, mas ficaram com flacidez abaixo do umbigo.

A Abdominoplastia Clássica (ou Convencional) trata o excesso de pele e gordura localizada que vai da área logo abaixo das mamas até a pelve. Frequentemente, reposicionamos o umbigo e corrigimos a diástase, condição em que os músculos abdominais se separaram.

Abdominoplastia

A Abdominoplastia em Âncora é destinada às pessoas com acentuada flacidez abdominal, também chamada de barriga em avental. Esta técnica cirúrgica é indicada às(aos) pacientes ex-obesas(os) que tiveram uma grande perda de peso. Desse modo, utilizamos incisões verticais e horizontais. Veja mais em cirurgia Pós-Bariátrica.

Cabe ressaltar que a Abdominoplastia não é uma cirurgia que faz perder peso e nem corrige estrias. A manutenção do resultado cirúrgico planejado depende de bons hábitos na alimentação e da prática de exercícios físicos. Sobretudo, não há problema algum se a mulher engravidar após à cirurgia. Porém, o ideal é que haja um intervalo de pelo menos 6 meses entre o término da amamentação e a cirurgia antes da gravidez.

Sobre o procedimento

Ler a página Como se preparar para um procedimento é fundamental antes da consulta. Igualmente, iniciamos o planejamento cirúrgico se a Abdominoplastia for indicada. Solicitamos a realização de exames laboratoriais, imagens e cardiológicos, além da consulta com anestesista. Então, passamos as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer dúvidas.

O tempo de duração da cirurgia varia entre 2 e 4 horas, dependendo da técnica. Ela pode ser feita não apenas sob anestesia geral, como também peridural. Fazemos a incisão horizontal pouco acima da região pubiana na Mini Abdominoplastia. O tamanho depende da quantidade de pele e gordura localizada. Por fim, removemos o excesso de pele e suturamos.

Abdominoplastia

A incisão na Abdominoplastia Clássica é feita entre a linha dos pelos pubianos e umbigo. A forma e comprimento da incisão são determinados pelo grau de correção necessário. Às vezes, estende-se até os quadris. Aliás, os músculos abdominais enfraquecidos são reparados através desta incisão. Da mesma, o excesso de gordura, tecidos e pele são removidos. Se necessária, uma incisão é feita em torno do umbigo para remover o excesso de pele na parte superior do abdome. Neste caso, o umbigo é reposicionado. Por vezes, esta técnica é associada à Lipoaspiração.

A Abdominoplastia em Âncoraé parecida com a da Clássica. Todavia, removemos a flacidez lateral e medial também. Uma incisão é feita na região que o biquíni cobre e outra verticalmente até o umbigo. Tal qual, a cicatriz resultante lembra o formato de uma âncora ou “T” invertido.

Inserimos o dreno sob a pele para ajudar na saída das secreções. Por fim, fechamos as incisões com suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes. Vestimos uma malha de compressão que deve ser adquirida antes da cirurgia.

Pós-Operatório e Resultado

A(O) paciente fica internada(o) de 24 a 48 horas, dependendo da técnica utilizada na cirurgia. A troca dos curativos e retirada do dreno e pontos leva de 4 a 10 dias. Assim também, definimos um cronograma das sessões de drenagem linfática manual para antes e depois do procedimento. Os 2 primeiros dias de absoluto repouso são fundamentais para a cicatrização. Dor, inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas são possíveis efeitos colaterais. Contudo, diminuem com o passar dos 2 meses de recuperação.

Recomendamos manter a postura curvada ao se levantar na primeira semana para diminuir ao máximo qualquer tensão abdominal. A posição ideal para dormir nas 2 próximas semanas é com o tronco inclinado em uma posição semissentada, barriga para cima e os braços ao longo do corpo. A malha de compressão deve ser usada o tempo todo nos próximos 45 dias, exceto para tomar banho.

Abdominoplastia

A volta ao trabalho se dá após 2 a 4 semanas da Abdominoplastia, desde que seja sem esforço físico como o de escritório ou home office. A volta à rotina acontece entre 4 e 6 semanas, sempre evitando movimentos bruscos ou qualquer atividade que possa forçar muito a região abdominal. As atividades físicas mais intensas, esportes de contato, uso de roupas justas dirigir são liberados após avaliação.

Principalmente, evitar a exposição solar por 8 semanas. Usar um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos. O novo contorno abdominal mais suave, tonificado e proporcional ao biotipo da(o) paciente leva cerca de 12 meses para ser redefinido completamente. Ademais, a tendência é que a cicatrização fique achatada, clara e de boa qualidade até atingir a sua aparência definitiva em 2 anos.

error: Atenção!