Ultrassom

Crédito da imagem: senivpetro no Freepik

O que é Ultrassom e qual sua indicação

O Ultrassom é uma tecnologia amplamente utilizada na medicina. Esta energia de alta intensidade pode ser direcionada para destruir células e tecidos, realizar exames de imagens e em tratamentos estéticos. Seu uso é feito através de um aplicador conectado ao aparelho gerador. Assim, o procedimento é realizado sobre a pele e o aparelho emite ondas nos modos contínuo e pulsado que provocam uma vibração intensa.

É utilizado no tratamento de câncer, endometriose, lesões de tendão e de articulação, entre outras condições. Na área de diagnósticos, por exemplo, permite visualizarmos as estruturas do organismo através dos exames de imagens. Ele possibilita o exame morfológico para acompanharmos o desenvolvimento da criança em uma gravidez. Nestes casos, o aparelho emissor das ondas sonoras está acoplado a uma tela e as imagens são digitalizadas.

Ultrassom
Crédito da imagem: wavebreakmedia_micro no Freepik

O Ultrassom na estética traz efeitos fisiológicos extremamente positivos. O uso do aparelho oferece diversos benefícios nos tratamentos estéticos faciais e corporais. Particularmente, a tecnologia do Ultrassom Microfocado é utilizada para tratar o excesso de flacidez, as rugas e as linhas de expressão na face. No corpo, não somente trata a flacidez da pele nos braços, coxas e barriga, como também remove as gorduras dessas áreas. Por vezes, as aplicações têm o objetivo de reduzir a celulite e acelerar a cicatrização de incisões no pós-operatório.

Mulheres em período gestacional ou amamentando, portadores de marca-passo, cardiopatas e pacientes com hemofilia não-controlada estão entre as condições contraindicadas. Da mesma forma, não fazemos as aplicações em regiões da pele com lesões ou tumores cutâneas, nos ovários ou testículos e nos olhos. Há outros impedimentos que detectamos quando fazemos uma análise clínica criteriosa.

Sobre o procedimento

Fazemos uma avaliação médica personalizada das áreas tratáveis. De acordo com os objetivos, verificamos o grau de gordura ou flacidez, condição da celulite e o tipo de cirurgia plástica. Assim também, levantamos o histórico médico geral da(o) paciente, ouvimos suas motivações e esclarecemos as dúvidas.

O Ultrassom é um procedimento médico minimamente invasivo. Logo, fazemos as aplicações no consultório. Claro, dentro dos mais rígidos padrões de segurança. Não é necessário usar anestésico, pois a aplicação é indolor e segura para a saúde humana. Porém, algumas pessoas podem sentir um leve formigamento passageiro.

Primeiramente, aplicamos o gel próprio para o tratamento até ele penetrar bem na pele. O gel não só facilita o deslizamento do aparelho, como também o mantém em total contato com a pele. Isto é necessário para que não tenha espaço ou ar entre a pele e a ponteira do dispositivo que emite as ondas sonoras.

Fazemos os ajustes para diferentes profundidades das camadas da derme e da epiderme. A sessão dura de 30 a 50 minutos, dependendo da área e do tipo de problema a ser tratado. Normalmente, indicamos de 8 a 12 sessões. A frequência pode ser de 2 vezes por semana até 1 vez ao mês.

Ultrassom estético
Crédito da imagem: wayhomestudio no Freepik

Ultrassom no pós da cirurgia plástica

O Ultrassom é um aliado importante para acelerar a cicatrização de algumas cirurgias plásticas. Isso acontece graças à ação das ondas que fazem aumentar o fluxo sanguíneo, melhorar a drenagem linfática e estimular a vasodilatação das camadas da pele nos locais onde as aplicações são feitas.

Como resultado, o edema reduz ao mesmo tempo que os metabolismos das células locais são estimulados. Incisão cicatrizando melhor, formação de novos vasos, circulação de fluidos, entre outros benefícios que as aplicações propiciam, são condições favoráveis para evitar fibrose de má qualidade e aderências.

Ultrassom diminui a gordura localizada

As gorduras localizadas são difíceis de se eliminar. Principalmente, nos braços, região interna das coxas, culotes e abdome. Entretanto, o Ultrassom se evidencia como um dos procedimentos dentro da estética usado como parte do processo de redução de medidas e remodelamento corporal.

Neste caso, utilizamos o efeito térmico das ondas de som de alta frequência para destruir as células de gordura, processo conhecido como lipólise dos adipócitos. Logo depois, os resíduos são eliminados pelo sistema linfático. O tratamento permite fazer isso sem comprometer os tecidos adjacentes ou outras estruturas da derme e epiderme.

Ultrassom
Crédito da imagem: wavebreakmedia_micro no Freepik

Ultrassom reduz a flacidez

O Ultrassom também favorece a redução da flacidez de certas áreas do corpo ao causar uma contração do colágeno. O tratamento estimula o processo natural de reparação do corpo ao passo que é aplicado em áreas enrugadas ou com linhas finas. Como resultado, a pele produz novos colágeno e elastina.

O colágeno é um componente fundamental da pele saudável, pois desempenha um papel essencial na estrutura, elasticidade e resistência. Sua produção diminui naturalmente com o passar dos anos, o que resulta em envelhecimento da pele e aparência flácida.

Ultrassom suaviza celulites

As principais causas das celulites são acúmulo de toxinas, retenção de líquidos, má circulação sanguínea, desequilíbrio hormonal e predisposição genética. Além disso, fatores externas como o estresse, sedentarismo e a má alimentação podem agravar essa condição.

O Ultrassom suaviza os aspectos ondulado e granulado da celulite. Assim, a estimulação mecânica da camada profunda da pele aumenta a circulação localizada e ajuda a reduzir a retenção de líquidos. Igualmente, faz com que se desenvolva tecido conjuntivo que preenche as cavidades entre as células de gordura.

Resultado

Algumas(ns) pacientes podem apresentar a pele levemente rosada e uma pequena sensibilidade após a realização da sessão do Ultrassom. Porém, sem hematomas ou edemas. Podem sentir uma sensação parecida como se fosse uma dor muscular. Do mesmo modo, é rapidamente aliviada.

É um procedimento não apenas com baixíssimos efeitos colaterais, como também seguro na maioria dos casos. Todavia, o resultado depende de fatores como idade, metabolismo e os cuidados no pós procedimento. A(O) paciente pode retomar o curso das atividades habituais logo após o procedimento.

Ultrassom
Crédito da imagem: kroshka__nastya no Freepik

Maquiagem pode ser aplicada no rosto. Além disso, é possível programar as sessões para horários estratégicos, como o intervalo do almoço e antes ou depois do expediente do trabalho ou estudo.

A suavidade e firmeza da pele e a redução de medidas do corpo têm resultados gradativos na aparência. Entretanto, o efeito do tratamento se prolonga por meses após a aplicação e persiste entre 1 e 2 anos.

Todavia, o resultado planejado pode ser visto por volta do 4º ou 5º mês. É o tempo que o corpo precisa para remover naturalmente as células adiposas destruídas e quando a produção de colágeno atinge seu estágio máximo.

Sempre passamos todas as informações necessárias. Estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas.

error: Atenção!