Taping

O que é Taping e qual sua indicação

Quem é fã de futebol, lutas de artes marciais, jogos olímpicos e esportes em geral já se acostumou a ver os atletas com bandagens elásticas adesivas espalhadas pelo corpo. A técnica de aplicação destas bandagens funcionais se chama Taping. Ela foi criada e desenvolvida no Japão pelo Dr Kenzo Kase em meados da década de 70. Por analogia, o maior benefício em relação às bandagens rígidas é que ela não limita a movimentação corporal.

A princípio, foi utilizada com sucesso para aliviar as dores e dar suporte muscular aos atletas que sofriam alto impacto no corpo durante a realização de atividades esportivas. Todavia, a técnica se espalhou através de centros de reabilitação que começaram a utilizá-la em qualquer pessoa com alguma dor ou limitação física. As bandagens chegaram nos Estados Unidos na segunda metade da década de 90. Logo depois, desembarcaram na Europa e na América do Sul.

Taping

A fita é fabricada com fibras de algodão que possuem muita elasticidade. Assim, pode ser estendida de 40% a 60% do seu comprimento original. Ela é porosa, hipoalergênica, sem princípios ativos e resistente à água. Seu material, textura e elasticidade são semelhantes à pele. Portanto, não é necessário retirá-la para o banho ou para atividades e esportes aquáticos. Dura de 3 a 7 dias depois que foi aplicada.

Atualmente, o Taping é utilizado em todas as áreas da fisioterapia. Não apenas tem aplicabilidade na fisioterapia esportiva, como também na musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, saúde da mulher e até na veterinária. Há métodos e técnicas específicas dentro de cada especialidade. Inclusive, o tratamento ajuda no processo de recuperação de cirurgias plásticas.

Taping no intra e pós da cirurgia plástica

A formação de edema (inchaço) é um efeito esperado no pós-operatório de um procedimento cirúrgico. Sobretudo, é uma resposta do corpo às incisões. O Taping é uma técnica aliada que pode ser aplicada logo após uma cirurgia plástica. Tem a função de dar suporte muscular durante os movimentos, ajudar na drenagem vascular e linfática, reduzir a dor, auxiliar na circulação do sangue por todo o corpo e promover a regeneração tecidual.

Além disso, a técnica previne a formação de seroma, reduz equimoses (roxos) e minimiza ou impede a formação das fibroses. O tratamento com bandagens compressivas reduz a tensão dos tecidos próximos às cicatrizes. Também, evita que os pontos na cicatriz se abram, problema conhecido como deiscência. Tanto quanto, otimiza os efeitos da cinta pós-cirúrgica e gera conforto e segurança à(ao) paciente.

Taping

Temos uma equipe multidisciplinar profissional e especializada aqui na clínica. Utilizamos o Taping na recuperação de cirurgias plásticas faciais, corporais e mamárias. Principalmente, usamos em procedimentos na região abdominal e em locais com grande presença de músculos. A técnica pode ser aplicada em dois momentos, de acordo com o tipo de cirurgia e o planejamento sob medida que é feito. No primeiro, é feita no intraoperatório logo após as suturas. Aplicamos as fitas antes de colocar as ataduras, a malha compressiva ou a cinta modeladora.

A(O) paciente permanece com as bandagens de 5 a 7 dias. A retirada e troca são feitas durante o primeiro atendimento pós-operatório. No segundo momento, a aplicação é realizada em torno de 48h após a cirurgia. O acompanhamento fisioterapêutico consiste em torno de 8 a 10 sessões em ambos os casos. Elas podem ser feitas em paralelo à Drenagem Linfática manual. O intervalo entre as sessões varia de acordo com a cirurgia plástica e a respectiva evolução na recuperação de cada paciente.

Sobre o procedimento

O Taping é um recurso importante para ajudar na recuperação pós-cirúrgica, apesar de ser coadjuvante. É um procedimento minimamente invasivo e indolor. Do mesmo modo, realizamos a colocação das bandagens funcionais no centro cirúrgico ou em nossa clínica com todo conforto e dentro dos mais rígidos padrões de segurança. Não é necessário usar anestésico.

Os tratamentos são exclusivos baseados na fisiologia de cada paciente e na cirurgia plástica realizada. Sobretudo, utilizamos o posicionamento e o tensionamento corretos das bandagens. Moldamos a forma para maximizar os efeitos e não prejudicar os movimentos da(o) paciente. Principalmente, direcionamos as bandagens no mesmo sentido que o sistema linfático. Assim, auxilia na realização da drenagem linfática.

Taping

A primeira coisa que fazemos é se certificar que a pele esteja completamente limpa no pós-cirúrgico imediato. Ela deve estar livre de óleos e cremes durante as sessões. Por vezes, depilamos a área. Eventualmente, limpamos com álcool ou lavamos com hidróxido de magnésio (leite de magnésia) se forem peles frágeis, como no caso de crianças, idosos e pessoas muito claras. O intuito é evitar possíveis irritações.

Verificamos se existem lesões, feridas, calosidades ativas, irritações ou fístulas. Essas áreas são evitadas. Cortamos as bandagens, tencionamo-las e as aplicamos de forma que os estímulos sensoriais sobre a pele maximizem os efeitos e resultados. Frequentemente, elas duram até 7 dias na pele sem precisar ser trocada. A retirada do Taping deve ser feita por nossa equipe.

Resultado

Os pacientes podem retornar às atividades normais imediatamente quando o uso das bandagens funcionais não está relacionado a um procedimento cirúrgico. Assim, as fitas controlam a dor e facilitam as atividades físicas normais ou na prática esportiva. Principalmente, depois de algumas sessões.

Porém, o retorno às atividades fica condicionado ao planejamento pós-operatório da respectiva cirurgia se o Taping é utilizado como tratamento complementar de uma cirurgia plástica. Da mesma forma, as condições da cicatrização são observadas a cada sessão, mesmo depois da retirada dos pontos.

Bandagem funcional pós-cirúrgica

O resultado começa a ser notado logo nas primeiras sessões através da redução do inchaço, melhora nas dores musculares e da cicatrização de um modo geral. Porém, o efeito definitivo da cirurgia começa a aparecer somente depois de 1 mês. Em parte, também, antecipado pelo uso das bandagens.

É possível tomar banho sem danificar o produto. Porém, ele tem a vida útil reduzida em contato com a água.

Sempre passamos todas as informações necessárias. Assim como, ficamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas.

error: Atenção!