Ritidoplastia

O que é a Ritidoplastia e qual sua indicação

Face e pescoço são as áreas onde aparecem os primeiros sinais do processo de envelhecimento do corpo. Pelo menos, onde ficam mais evidentes. Cuidados com a saúde, tratamentos de beleza, cosméticos e alimentação adequada podem retardar esse processo natural. Porém, na impossibilidade de interferir mais na biologia evolutiva do organismo, a Ritidoplastia é cirurgia plástica que visa promover o rejuvenescimento facial.

Conhecida, também, como Lifting Facial e Ritidectomia, a Ritidoplastia é a técnica cirúrgica utilizada para diminuir a flacidez cutânea, atenuar vincos e rugas profundas, reparar a perda de tônus muscular, assim como remover os excessos de gordura localizada, dando ao rosto uma aparência mais jovial.

Ritidoplastia

O procedimento é procurado por pessoas cujo contorno facial apresenta deformidades estéticas e funcionais derivadas de causas genéticas ou adquiridas como afinamento da pele, perda de gordura facial, gravidade, exposição aos raios solares, obesidade, tabagismo, estresse, dentre outras. Intelectualmente, elas não se identificam com a face marcada pelos sinais de envelhecimento e até por executivas(os) em um mercado de trabalho que privilegia o mais jovem.

O resultado da cirurgia não interrompe o processo de envelhecimento. Assim, pode-se operar a mesma pessoa novamente após alguns anos. Quando ainda não está indicado o procedimento, nossos pacientes podem contar com os tratamentos faciais (não cirúrgicos) de rejuvenescimento.

Sobre o procedimento

Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Ritidoplastia for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista.

Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

O tempo de duração da cirurgia pode chegar até 4 horas, caso utilizemos várias técnicas cirúrgicas e/ou associamos a outra cirurgia no mesmo ato cirúrgico como, por exemplo, a Blefaroplastia. Após o preparo dos cabelos, a cirurgia se inicia sob anestesia local com sedação ou geral.

Ritidoplastia

De acordo com o planejamento feito sob medida para cada paciente, o procedimento pode ser realizado utilizando várias técnicas de lifting juntas ou individualmente. Muitas vezes, a incisão começa no couro cabeludo na região temporal, continua em torno da orelha e vai até a parte inferior do couro cabeludo. A gordura pode ser esculpida ou redistribuída na face, na papada e no pescoço.

O tecido subjacente é reposicionado comumente nas camadas mais profundas da face e os músculos são elevados. Uma segunda incisão abaixo do queixo pode ser necessária para melhorar o aspecto de envelhecimento no pescoço.

Uma alternativa utiliza incisões menores na região temporal, continua em torno da orelha e pode ir até dentro das pálpebras inferiores ou sob o lábio superior. Para corrigir a papada, pele flácida no pescoço e acúmulo de gordura sob o queixo, a incisão começa na frente do lóbulo da orelha, passa por trás da orelha e vai até a parte inferior do couro cabeludo atrás da orelha.

Terminada a cirurgia, fechamos as incisões com suturas ou cola de pele. Uma bandagem pode ser colocada em torno do rosto para minimizar o inchaço e os hematomas. É mantida por 24 horas, quando é feita a primeira troca por outra mais fina para os próximos 3 ou 4 dias. Este curativo deixa os olhos, nariz e boca descobertos. Se necessário, colocamos um dreno sob a pele para evitar acúmulo de secreções.

Pós-Operatório e Resultado

Depois da Ritidoplastia, a internação hospitalar recomendada é por 24 horas ou de acordo com cada caso em particular. É importante não usar blusas de gola após o procedimento por pelo menos 2 semanas evitando tracionar o lóbulo das orelhas ao retirá-las. Ao sair do hospital e retornar para consulta pós-operatória, deve estar com um lenço de cabeça e óculos escuros para evitar ao máximo a incidência direta dos raios solares. Trocas de curativos devem ser feitas por nossa equipe ou orientamos como proceder em casa. Retorno para a retirada de pontos, drenos e avaliação pós-operatória entre 4 e 7 dias.

Nos primeiros dias, dormir de barriga para cima, manter a cabeça mais elevada que o corpo e evitar ao máximo encostar o rosto no travesseiro. Não ingerir bebidas quentes ou mastigar excessivamente para não alterar os pontos. O inchaço e hematomas desaparecem espontaneamente após alguns dias e assimetrias e pequenas irregularidades na face são normais nesse período, pois um lado pode haver mais edema ou absorver mais rapidamente que o outro. Massagens de drenagem linfática podem ser indicadas após o 5º dia da cirurgia.

Ritidoplastia

Lave o rosto de forma suave com sabonete neutro. Os cabelos podem ser lavados no dia seguinte à cirurgia, porém sem secá-los com secador e pentear cuidadosamente. Compressas quentes na área operada estão proibidas. Maquiagem e creme hidratante após 2 semanas. Tintura de cabelo após 1 mês. Esfoliantes e despigmentantes, geralmente, após 3 meses.

A volta ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) após 10 a 15 dias. Não dirigir por um período mínimo de 15 dias. Volta à rotina entre 4 e 6 semanas, evitando qualquer atividade que possa ter contato com o rosto. As atividades físicas mais intensas e esportes que há contato facial, após avaliação.

Evitar ao máximo exposição solar por pelo menos 8 semanas. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.

Os resultados planejados da Ritidoplastia, de uma aparência mais jovem e descansada, aparecem entre 2 a 3 meses e espera-se que se mantenham por 5 a 10 anos. As cicatrizes – camufladas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido – passam por uma evolução natural até sua completa maturação entre 12 a 18 meses, mudando do róseo ao tom semelhante da pele.

error: Atenção!