Rinosseptoplastia

O que é a Rinosseptoplastia e qual sua indicação

A Rinosseptoplastia é a cirurgia plástica que tem como objetivo principal corrigir os aspectos funcionais do nariz, em particular o septo torto ou deformado – uma das causas mais comuns de deficiência respiratória. Uma vez conseguida a melhora na funcionalidade das vias aéreas, o planejamento cirúrgico se volta para a harmonia estética do nariz e remodelar as eventuais assimetrias nasais, como:

Reduzir ou aumentar o tamanho do nariz em relação às demais estruturas faciais.

Melhorar a forma alargada, caída, arrebitada ou em forma de gancho da ponta nasal.

Remover a protuberância óssea, reparar depressões ou diminuir a largura do dorso.

Estreitar a extensão, estruturas ou alterar a posição das narinas.

Modificar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

Corrigir malformações congênitas (fenda palatina, sequela do lábio) e as adquiridas por doenças ou traumas.

Alinhar o dorso nasal.

Rinosseptoplastia

A Rinosseptoplastia é indicada às(aos) pacientes a partir dos 15 anos – ou quando o desenvolvimento facial está completo – que tenham dificuldades respiratórias por causa do desvio do septo em uma ou ambas as narinas e que desejam fazer correções estéticas no nariz.

Para os casos de obstrução nasal causada por doenças como, por exemplo, rinite e sinusite, este procedimento não é indicado. Neste caso, devem ser procuradas alternativas não cirúrgicas para a correção do problema em consulta com a(o) otorrinolaringologista.

Sobre o procedimento

Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Rinosseptoplastia for indicada para seu caso, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além de outra consulta com o anestesista.

Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

O tempo de duração da cirurgia varia entre 2 a 4 horas e pode ser feita sob anestesia local ou geral.

Rinosseptoplastia

De acordo com cada caso, indicamos a técnica de cirúrgica aberta ou fechada. Optamos pela cirurgia aberta quando são necessárias correções mais complexas. Fazemos a incisão na área central do nariz, a columela, faixa estreita de tecido que divide as narinas. Levantamos a pele que reveste os ossos e cartilagens nasais para permitir o acesso à estrutura do nariz. Remodelamos o osso e/ou a cartilagem que está causando o problema nessa área.

Optamos pela cirurgia fechada quando é possível a correção pela parte interna do nariz acessando através das narinas. As incisões são feitas dentro do nariz. Essa é a opção, também, quando a(o) paciente tem histórico de problemas de cicatrização da pele.

Em ambos os casos e na maioria das vezes, procedemos primeiro com a correção do desvio de septo e outras eventuais causas de obstrução do nariz e, em seguida, as mudanças estéticas planejadas. Quando indicadas na Rinosseptoplastia aberta para concluir a parte estética, adicionamos incisões nos sulcos naturais das narinas e até mesmo enxertos de cartilagem.

Na finalização do procedimento, a pele e a mucosa nasal são acomodadas e suturadas. O curativo é feito com tampão interno e uma placa é colocada no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante os primeiros dias da cicatrização.

Pós-Operatório e Resultado

Na maioria das vezes, a(o) paciente recebe alta 3 a 6 horas após a cirurgia. Casos mais complexos necessitam internação de 12 a 24 horas. A cicatrização leva aproximadamente uma semana e a retirada do curativo acontece entre 1 e 5 dias. A dor é de leve a moderada e desaparece com analgésicos. É recomendado dormir em uma posição semissentada, com a cabeça elevada na primeira semana, evitando dormir de lado.

Inchaço temporário, hematomas ao redor dos olhos e/ou nariz e congestão nasal podem aparecer nos primeiros dias, mas diminuem dentro de algumas semanas. Uma boa limpeza nasal, várias vezes ao dia, evita acúmulo de secreções que podem infeccionar. A cicatriz resultante é praticamente imperceptível na técnica de cirúrgica aberta e a fechada não deixa cicatrizes.

Rinosseptoplastia

A volta ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) é possível, geralmente, após 1 semana da Rinosseptoplastia. A volta à rotina, com algumas atividades mais extenuantes, entre 2 e 3 semanas, evitando qualquer atividade que possa afetar ou traumatizar o nariz. Evitar ao máximo exposição solar por pelo menos 8 semanas. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.

Não é recomendado o uso de óculos antes de 6 semanas de pós-operatório ou enquanto durar o edema nasal.

O novo contorno nasal planejado pode levar até 1 ano para ser redefinido completamente. Não raro, um pequeno inchaço pode aparecer (e desaparecer) durante este período, principalmente pela manhã. As mudanças graduais na aparência do nariz são percebidas no primeiro ano após a cirurgia.

error: Atenção!