Radiofrequência

Crédito da imagem: tonodiaz no Freepik

O que é Radiofrequência e qual sua indicação

A Radiofrequência é um tratamento estético utilizado para melhorar a qualidade e a aparência da pele. Certamente, entrega ótimos resultados quando devidamente indicada. Por exemplo, acelera a eliminação de toxinas, revigora a microcirculação, aumenta a oxigenação, promove a hidratação e reorganiza as fibras e aumenta a produção de colágeno das camadas cutâneas mais profundas.

O procedimento combate a gordura localizada e flacidez nas camadas superficiais da pele das áreas da barriga, flancos, glúteos, culote, pernas, braços, papada e face de mulheres e homens de várias faixas etárias. Além disso, a Radiofrequência é utilizada para diminuir rugas, reduzir celulites, melhorar a aparência das cicatrizes e combater estrias.

Radiofrequência

O tratamento pode ser feito em qualquer época do ano e em todos os tipos de pele. Porém, tem algumas contraindicações. Assim, não o recomendamos para pacientes com a pele bronzeada recentemente ou que possuam sinais e sintomas de tumor, infecção ou inflamação na área a ser tratada. Nem pacientes que tenham feito alguns tratamentos como botox e preenchimento há pelo menos 2 meses.

Também, não indicamos para mulheres grávidas, pacientes com hipertensão não controlada, com tendência de má formação cicatricial, histórico de trombose profunda e que faça uso de alguns medicamentos. Não fazemos o procedimento em pacientes com implante sintético ou eletrônico, sobre tatuagens ou maquiagem definitiva. Da mesma forma, é contraindicado para usuárias(os) de marca-passo ou desfibrilador.

Radiofrequência no pré e pós da cirurgia plástica

A Radiofrequência é indicada no pré-operatório de algumas cirurgias plásticas. Tanto quanto, ela estimula a produção de colágeno, reduzindo a flacidez da derme e fazendo com que ela se torne mais rígida e hidratada, além de facilitar a recuperação do tecido.

Por vezes, indicamos no pré da Lipoaspiração. Principalmente, em casos que precisamos de uma boa retração da derme após a aspiração da gordura localizada. Da mesma forma, aumenta a elasticidade da pele, previne o aparecimento de estrias e flacidez cutânea.

Radiofrequência
Crédito da imagem: tonodiaz no Freepik

As sessões de Radiofrequência continuam ajudando na recuperação das regiões do corpo operadas no pós-cirúrgico.

Não só evitam uma possível flacidez após o desinchar, como também são indicadas para tratar e prevenir aderências cicatriciais.

Sobre o procedimento

A Radiofrequência estética é feita através de um aparelho emissor de correntes elétricas que formam um campo de ondas eletromagnéticas. Essa energia é direcionada à área a ser tratada. Assim, ela gera resistência e eleva a temperatura da derme e hipoderme, enquanto mantém protegida a superfície da pele. É um procedimento minimamente invasivo e indolor. Fazemos as aplicações no consultório dentro dos mais rígidos padrões de segurança. Não é necessário usar anestésico.

Basicamente, iniciamos cada sessão higienizando a pele. Logo após, aplicamos gel para facilitar o deslizamento do aparelho. Iniciamos os disparos através do aplicador movimentado em círculos o tempo todo a fim de distribuir bem o calor. Medimos a temperatura da pele diversas vezes para garantir que fique entre 39°C e 42°C durante a sessão. Porém, o aquecimento da região é suportável. Limpamos a pele assim que termina cada sessão.

Radiofrequência
Crédito da imagem: kroshka__nastya no Freepik

Recomendamos de 5 a 10 sessões de acordo com cada paciente e respectivo objetivo do tratamento. Por exemplo, os intervalos das aplicações para flacidez são, no mínimo, 15 dias. É possível realizar sessões semanalmente em caso de celulite. Igualmente, sua utilização é de grande importância quando há fibroses na fase proliferativa da cicatrização no pós-operatório imediato por exemplo. Cada sessão leva de 30 a 40 minutos.

Porém, se a Radiofrequência é um dos tratamentos associados de alguma cirurgia plástica, são indicadas sessões no pré e pós-operatório. Se for este o caso, aconselhamos de 1 a 3 sessões no pré, sendo que a última até 1 semana antes da cirurgia. Da mesma forma, de 8 a 12 no pós, iniciando após 3 ou 7 dias da cirurgia. O intervalo entre elas é de 7 a 15 dias. Drenagem linfática, ultrassom e massagem modeladora potencializam seus efeitos.

Resultado

As(Os) pacientes podem retornar às atividades normais imediatamente quando a Radiofrequência não está relacionada a um procedimento cirúrgico. Algumas(ns) pacientes podem ficar com a pele com cor avermelhada e levemente inchada no local da aplicação. Podem, ainda, ter um pouco de urticária. Normalmente, esses sintomas desaparecem logo depois do tratamento.

Os resultados podem ser observados a partir da terceira sessão, especialmente no rosto. Seus efeitos são progressivos e duradouros. Decerto, fatores como idade, local de aplicação, grau de flacidez, entre outros podem interferir no tempo do resultado. Aumento da elasticidade, firmeza da pele, contorno corporal mais harmônico e melhora do aspecto das celulites estão entre os principais benefícios para o corpo.

Procedimento estético para tratar flacidez, celulites, estrias, rugas e gordura localizada

Evitar ao máximo exposição solar direta na região tratada, mesmo com roupas, por pelo menos 1 mês do final das sessões. O uso diário de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental ao longo da vida, mesmo dentro de casa e no escritório. Contudo, protetor solar, cosmético e maquiagem só podem ser aplicados depois de, pelo menos, 1 hora após a realização do tratamento.

Novas sessões devem ser realizadas anualmente para manutenção do resultado. A associação da Radiofrequência com a prática de atividade física e uma dieta equilibrada é a combinação ideal.

Sempre passamos todas as informações necessárias e ficamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas.

error: Atenção!