Preenchimentos

O que são Preenchimentos e quais suas indicações

Nossos rostos perdem naturalmente a gordura subcutânea com o passar dos anos. Além disso, fatores como a hereditariedade, exposição excessiva ao sol e estilo de vida contribuem para dar uma aparência envelhecida à face. Os Preenchimentos dérmicos são substâncias injetáveis utilizadas para rejuvenescer a pele dessa área do corpo e restaurar o volume quando há sinais precoces de envelhecimento.

Portanto, são indicados para suavizar ou eliminar as rugas ao redor dos olhos e diminuir ou remover a sombra das pálpebras inferiores. Em relação aos lábios, eles aumentam o volume e corrigem as rugas periorais ou perilabiais, conhecidas como “código de barras”. Além disso, as aplicações melhoram a aparência das cicatrizes rebaixadas (cirurgias, acnes e traumas) e dão volume às maçãs do rosto, testa e queixo.

Preenchimentos

Os Preenchimentos faciais são alguns dos principais tratamentos minimamente invasivos utilizados na medicina estética. Sobretudo, porque oferecem excelentes resultados sem a necessidade de cirurgia. Não apenas são procedimentos de riscos baixos, como também os efeitos colaterais adversos são mínimos.

O tratamento pode ser repetido seguramente várias vezes para manter a aparência rejuvenescida da face. Contudo, o processo de envelhecimento não para. As aplicações dos preenchedores podem ser feitas até o momento que seja indicada uma opção cirúrgica permanente, como a Ritidoplastia.

Tipos de Preenchimentos

Existem vários tipos de Preenchimentos dérmicos faciais. Não apenas eles diferem na composição química, como também têm graus variados de suavidade. Por exemplo, usamos um mais suave para dar volume aos lábios e outro mais resistente para realçar as maçãs do rosto. Depende do perfil da(o) paciente e a qual resultado se deseja chegar.

Existem muitos preenchedores cutâneos faciais no mercado que são fabricados sinteticamente. Muitas vezes, essas substâncias são encontradas no corpo humano. A maioria deles é muito previsível e tem riscos e efeitos colaterais relativamente mínimos. Geralmente, o tratamento é feito em nosso consultório. Os tipos mais comuns são:

Preenchimentos

Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é indicado para corrigir as rugas glabelares (entre sobrancelhas) e vincos na testa (linhas de preocupação). Melhora o aspecto das pálpebras inferiores e corrige as rugas periorbitais (pés de galinha) na região dos olhos. Do mesmo modo, a aplicação da substância aumenta o volume dos lábios, preenche as rugas perilabiais (código de barras), suaviza as dobras de expressão que saem do canto da boca até o queixo (linhas de marionete) e elimina os sulcos nasogenianos (bigode chinês).

Além disso, é indicado para melhorar a aparência de cicatrizes resultado de queimaduras, acnes, cirurgias e as causadas por feridas.

Naturalmente, é encontrado nos tecidos conjuntivos moles, ao redor dos olhos, cartilagens e articulações. Principalmente, é na pele é onde está em maior quantidade. O ácido hialurônico é um dos principais Preenchimentos faciais injetáveis.

Juvederm® (Allergan), Rennova® (Innovapharma), Restylane® (Galderma) estão entre as muitas marcas de boa qualidade na sua forma sintética. A aplicação tem efeito durante cerca de 8 meses, dependendo da idade e pele da(o) paciente. O preenchimento com ácido hialurônico pode ser removido através da aplicação da hialuronidase, caso necessário. Essa enzima reverte os efeitos em até 48 horas. Às vezes, são necessárias mais de uma aplicação.

Preenchimentos dérmicos

Ácido Poli-L-Lático (PLLA)

Este tipo de preenchedor dérmico sintético é conhecido como estimulador da produção de colágeno do próprio corpo. Particularmente, funciona bem na metade inferior do rosto. O PLLA é indicado para suavizar ou eliminar os sulcos nasogenianos (bigode chinês), aumentar o volume dos lábios, melhorar as linhas de expressão que saem do canto da boca até o queixo (linhas de marionete), entre outras.

Sculptra® (Galderma) é uma das principais marcas. O número de sessões varia entre 3 e 5 sessões. Todavia, os resultados de cada sessão começam a aparecer por volta de 30 dias da aplicação. Frequentemente, duram até 25 meses.

Podem ocorrer nódulos transitórios em alguns dias após as aplicações. Principalmente, se indicadas muitas sessões. Não só são notados apenas à palpação, como também não são visíveis. Continuar com as 2 massagens diárias faz desaparecer em poucos dias. A remoção do PLLA em uma única vez não é possível. Ou seja, é necessário esperar acabar seu efeito.

Preenchedores

Hidroxiapatita de Cálcio

A hidroxiapatita de cálcio é encontrada naturalmente nos ossos humanos. Tal qual, a sua forma sintética estimula a produção natural de colágeno e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele. É o mais denso dentre os Preenchimentos faciais. Frequentemente, é usada para preencher vincos moderados a graves (dobras nasolabiais, linhas de expressão etc.), melhorar contornos faciais (bochechas etc.) e aumentar volume.

Radiesse® (Merz) é uma das principais marcas. Na maioria dos casos, recomenda-se 2 a 5 sessões com intervalos de 1 a 2 meses entre elas. Frequentemente, o efeito da aplicação leva de 12 a 18 meses.

Parte da aplicação da hidroxiapatita de cálcio pode ser removida por punção na primeira semana. Porém, há a possibilidade de ocorrências de deformidades da pele, manchas e outras alterações cutâneas. É importante destacar que a remoção nunca deve ser feita pela(o) paciente, mas por um profissional especializado. Do contrário, é necessário esperar acabar seu efeito.

Preenchedores

Lipoenxertia

Além dos Preenchimentos dérmicos faciais sintéticos fabricados em laboratórios, podemos utilizar a gordura da(o) própria(o) paciente. Entretanto, o procedimento requer que seja feita uma lipoaspiração em uma área doadora, como o abdômen ou glúteos. A gordura autógena ou autóloga aspirada é processada e purificada antes de ser injetada através de seringas.

Na região facial, a lipoenxertia ou lipoescultura é indicada para preencher as maçãs do rosto e das bochechas que desaparecem naturalmente com o avançar da idade. Também, é utilizada para realçar os lábios, suavizar ou eliminar os sulcos nasogenianos (bigode chinês) e corrigir as rugas glabelares (entre sobrancelhas).

Do mesmo modo, é indicado para melhorar a aparência de cicatrizes resultado de queimaduras, acnes, cirurgias e as causadas por feridas.

Cerca de 40 a 60% da gordura injetada “pega”. Ou seja, uma taxa bastante elevada dela é reabsorvida. Ora sobrecarregamos a área a ser tratada, ora realizamos mais de uma sessão de transferência de gordura para alcançar os resultados planejados. Neste caso, a gordura pode ser armazenada para retoques. É um procedimento cirúrgico e, como tal, deve ser realizado em um hospital com toda a estrutura de um centro cirúrgico.

A lipoenxertia pode ser revertida através da lipocavitação. Esta técnica permite utilizar um aparelho de ultrassom que emite ondas capazes de explodir as células de gorduras. Simultaneamente, este tratamento deve ser associado a exercícios físicos para que o organismo elimine estas células.

Sobre o procedimento

Tudo sobre o procedimento de lipoenxertia está descrito na página de Lipoescultura, no submenu “Estéticas Lipos” deste site.

Agora, sobre os Preenchimentos dérmicos faciais sintéticos. Primeiramente, fazemos uma avaliação personalizada do rosto como um todo, tipo de pele, flacidez, grau de envelhecimento e das áreas que devem ser preenchidas. A partir daí, definimos qual o melhor preenchedor. Depois, calculamos as doses e respectivas concentrações.

Usamos um anestésico tópico, caso a(o) paciente seja sensível a injeções. Embora não seja indolor, as injeções geralmente são facilmente toleradas pela maioria das(os) pacientes. As finas agulhas usadas são inseridas alguns milímetros abaixo da camada superficial da pele, a fim de minimizar a dor percebida. Por vezes, utilizamos anestésico local quando é necessária aplicação mais profunda de injeção, como nas dobras nasolabiais (bigode chinês) e nas linhas de expressão que saem do canto da boca até o queixo (linhas de marionete). Da mesma forma, anestesiamos para melhorar o volume das bochechas.

Preenchimentos

Os locais a serem tratados são limpos com um agente antibacteriano. Por fim, aplicamos o preenchedor através de injeções nas áreas específicas da face. Usamos uma bolsa de gelo para reduzir qualquer desconforto temporário, dependendo do caso. Alguns preenchedores são usados com demais tratamentos de rejuvenescimento, tal como injeção de toxina botulínica. Ocasionalmente, os Preenchimentos são chamados de “facelifts líquidos”, pois oferecem muitos dos benefícios de um lifting facial sem ter que passar pelo período pós-cirúrgico.

Estes tratamentos adicionam volume ou dão condições para aumentá-los, embora possam ajudar com alguns graus de flacidez. Como é um tratamento minimamente invasivo, fazemos as aplicações das injeções dos Preenchimentos dérmicos sintéticos no consultório. Acima de tudo, dentro dos mais rígidos padrões de segurança. Leva de 10 a 20 minutos e a quantidade depende das características faciais, do local, da extensão das rugas e do próprio preenchedor.

Resultado

Informações sobre resultado da lipoenxertia na página de Lipoescultura, no submenu “Estéticas Lipos” deste site.

Agora, sobre os Preenchimentos dérmicos faciais sintéticos. A aparência nos primeiros dias após o tratamento com qualquer preenchedor dérmico pode ficar sobrecarregada nas áreas tratadas. Às vezes, aparecem nódulos palpáveis ou áreas duras nos locais de injeção.

Embora a área possa ficar um pouco sensível, inchada (principalmente nos lábios) e com alguns hematomas por um dia ou dois, geralmente não é dolorosa o suficiente para exigir qualquer medicação. Ainda assim, se a(o) paciente desejar, pode-se retomar à maioria das atividades imediatamente com um pouco de maquiagem.

Preenchedores

Não expor as áreas tratadas ao calor intenso, não praticar atividades físicas intensas, evitar traumas e não esfregar ou pressionar as áreas tratadas são os cuidados imediatos nas próximas 48 horas. Todavia, os resultados da correção parcial ou completa de rugas e dobras e o aprimoramento das características faciais depende do preenchedor e varia para cada paciente.

O tratamento é seguro e pode ser repetido várias vezes, inclusive para correção. Ele não cria dependência física. Pode ser utilizado até que um procedimento cirúrgico seja indicado. Finalmente, manter uma boa saúde geral e a pele saudável e forte com produtos adequados melhora os resultados e a longevidade dos preenchedores.

error: Atenção!