Pós-Bariátrica

O que é a Pós-Bariátrica e qual sua indicação

A plástica reparadora conhecida como Pós-Bariátrica é cirurgia de contorno corporal indicada para mulheres e homens após perda substancial de peso. Geralmente, ela é a terceira etapa de um tratamento da obesidade mórbida ou grave. A obesidade é uma enfermidade pode gerar uma série de comorbidades como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, cardiopatia, entre outras. As principais causas são ingestão excessiva de alimentos, sedentarismo, tendência genética, disfunções hormonais e até gravidez.

A primeira etapa começa com a cirurgia bariátrica e metabólica ou mesmo com dieta drástica acompanhada de exercícios físicos frequentes. A segunda etapa é a estabilização do peso e leva de 1 a 2 anos. Com a eliminação da gordura corporal, a pele e os tecidos que não têm elasticidade ficam severamente estendidos. Ao final da etapa, a flacidez pode tomar conta dos braços, coxas, virilha e nádegas. No caso das mulheres, as mamas achatam e ficam com os mamilos apontados para baixo. A pele do abdômen se estende em volta do corpo, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental.

Cirurgia plástica depois da Bariátrica

Até aqui, a(o) paciente pode passar por problemas de ordem física (postura, equilíbrio, deficiência nutricional, excesso de pele flácida, diástase, dermatites), social (integração social, vida sexual, carreira profissional) e psicológico (autoconfiança, autoaceitação, autoestima, qualidade de vida). Geralmente, o cirurgião bariátrico trabalha com uma equipe multidisciplinar que inclui psicóloga(o), nutricionista, cardiologista, entre outros.

Na terceira etapa – com o peso estável por, pelo menos, 6 meses consecutivos – utilizamos várias técnicas da reparadora Pós-Bariátrica para remover o excesso de pele e flacidez das várias áreas do corpo em cirurgias plásticas programadas. O objetivo perseguido é chegar a uma aparência mais harmoniosa de acordo com o biotipo de cada paciente. Esta etapa, também, leva de 1 a 2 anos para que os resultados planejados apareçam por completo. Temos a certeza de que essa jornada vale a pena!

Sobre os procedimentos

Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a cirurgia Pós-Bariátrica for indicada, se a(o) paciente reúne condições clínicas, de saúde e médicas satisfatórias atestadas pela equipe das duas primeiras etapas pelo cirurgião bariátrico e por nós, iniciamos o planejamento cirúrgico.

Solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista.

Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

São necessárias 5 ou mais procedimentos para corrigir os excessos de pele e que podem ser feitos em 2 ou 3 atos operatórios. O tempo de duração de cada um varia entre 2 e 5 horas, dependendo da técnica utilizada, se é associada e em qual local. São feitas sob anestesia local com sedação ou geral. Esperamos cerca de 3 meses entre uma operação e outra para dar tempo de descanso para o corpo.

Pós-Bariátrica

Abdômen e região – Normalmente, os procedimentos da Pós-Bariátrica começam nesta região corrigindo a pele flácida (e gordura) do abdômen, cintura, quadris, glúteos e culote. É uma região bastante propensa a dermatites e causam dificuldades de locomoção. Utilizamos a técnica cirúrgica da Abdominoplastia em Âncora. Se necessário, corrigimos a diástase abdominal e associamos às técnicas cirúrgicas mamárias.

Mamas – Para recompor a forma, tamanho e posição das mamas, recorremos às técnicas da Mamoplastia de Aumento e da Mastopexia.

Braços – Tratamos a flacidez da pele nos braços através da técnica da Braquioplastia.

Coxas – Para a flacidez das coxas, principalmente a parte interna, dispomos da técnica cirúrgica da Cruroplastia.

Face – A fase final da cirurgia Pós-Bariátrica é feita na face através das técnicas cirúrgicas da Blefaroplastia e da Ritidoplastia. A correção da flacidez, principalmente das pálpebras e papada, rejuvenesce a região.

Além das incisões que são planejadas para melhorar a forma e o tônus do tecido subjacente que sustenta gordura e pele, podemos utilizar a Lipoaspiração nas respectivas áreas com excesso de gordura com o objetivo de melhorar o contorno corporal e facilitar a técnica utilizada.

Após cada procedimento, fechamos as incisões internas e externas com suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes e incluímos drenos para ajudar na saída das secreções. Vestimos uma malha de compressão, de acordo com a área operada, que deve ser adquirida antes da cirurgia.

SUS ou convênio cobre a cirurgia Pós-Bariátrica?

Pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica (redução de estômago) podem realizar a cirurgia plástica reparadora Pós-Bariátrica de forma gratuita por serviços de cirurgia plástica do SUS (Sistema Único de Saúde) ou através da cobertura do plano de saúde. Vale destacar que a Pós-Bariátrica é continuação do tratamento de obesidade.

Em ambos os casos, é necessário ter a indicação médica para a realização da cirurgia reparadora. Ela não é obrigatória, mas é necessária na maioria das vezes e deve ser atestado que não é somente feita com o intuito de melhorar a aparência estética.

Pós-Bariátrica

Ou seja, principalmente, ela deve corrigir problemas que o excesso de pele pode causar, como dermatites nas dobras (infecções por fungos, bactérias etc.) e/ou desequilíbrio da coluna (devido excesso de pele no abdômen e mamas masculinas ou femininas) e/ou dificuldade na movimentação e/ou incapacidade funcional.

Nós podemos fazer o relatório que demonstra a necessidade do procedimento para a recuperação de funções e o reestabelecimento do equilíbrio físico-motor para você apresentar no SUS ou no seu plano de saúde. Pode ser necessário, também, passar pela avaliação de um médico perito para confirmação.

Pós-Operatório e Resultado

Dependendo da complexidade e da técnica utilizada na cirurgia plástica reparadora Pós-Bariátrica, a(o) paciente pode ficar internada(o) de 24 a 48 horas. Passamos um cronograma para troca dos curativos e a retirada do dreno e dos pontos, o que pode levar de 7 a 10 dias.

Recomendamos que veja nas respectivas páginas deste site como proceder no pós-operatório de acordo com os procedimentos realizados.

Cirurgia plástica depois da Bariátrica
error: Atenção!