Ninfoplastia
O que é a Ninfoplastia e qual sua indicação
A Ninfoplastia ou Labioplastia é a cirurgia plástica realizada na região da vulva que permite corrigir o tamanho, assimetrias ou frouxidões presentes nos pequenos lábios. As funções principais dos pequenos lábios vaginais são proteção contra bactérias e lubrificação local. Durante a vida da mulher podem ficar maiores devido a uma série de fatores como à puberdade, gravidez / parto, uso de anabolizantes, traumas, genética e até esticamento, como o feito em algumas culturas.
Apesar de ser considerado um procedimento estético, algumas vezes a Ninfoplastia visa reparar problemas funcionais. Na maioria das vezes, realizamos a cirurgia para diminuir o tamanho exagerado – ou hipertrofia – dos pequenos lábios que são submetidos à torção e ao puxão e podem causar dor ou desconforto durante a relação sexual e limitar a prática de atividade física como andar de bicicleta. Esteticamente, esta condição pode gerar incômodo e constrangimento à mulher ao usar roupas apertadas e desencadear problemas psicológicos a ponto de afetar sua vida sexual.
Vale destacar que a diversidade é fascinante e bem-vinda em sua variedade de formas, tamanhos, dobras e ondulações. Porém, se a mulher está insatisfeita com a aparência da sua região íntima, ela tem todo o direito de mudar isso. Sempre aconselhamos que seja por vontade própria, não para agradar terceiros.
Geralmente, pacientes jovens que estão iniciando a vida sexual e mulheres de meia idade nos procuram para realizar a Ninfoplastia. Ela é contraindicada antes dos 18 anos e para pacientes que possuem lesões na vulva com suspeita de malignidade. Consideramos sobre o risco-benefício com as pacientes com histórico de queloides ou cicatrizes hipertróficas. Não é recomendado fazer a cirurgia durante e nem há poucos dias da próxima menstruação.
Sobre o procedimento
Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Ninfoplastia for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista em casos específicos.
Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
O tempo de duração da cirurgia é de 1 hora. Pode ser feita sob anestesia local com sedação oral ou sob anestesia geral.
Na maioria das vezes, realizamos as incisões de forma que as cicatrizes fiquem pouco visíveis para a retirada de mucosa e tecido extras, mantendo a simetria de ambos os pequenos lábios. Uma opção é o procedimento de cunha, que mantém uma borda natural após a remoção de uma parte do tecido (em forma de torta).
O procedimento pode ser combinado com a redução do excesso de pele ao redor do capuz do clitóris e/ou com a cirurgia dos grandes lábios. Podemos utilizar suturas com fios absorvíveis ou comuns para fechar as incisões e aplicar o curativo.
Pós-Operatório e Resultado
A paciente pode ficar internada 24 horas. Passamos um cronograma para troca dos curativos e dos pontos (se forem os comuns), o que pode levar de 7 a 10 dias após a cirurgia plástica Ninfoplastia. Se a drenagem linfática e compressas geladas forem indicadas no período de recuperação, passamos a programação que deve ser feita.
Na primeira semana, repouse o máximo que puder evitando sentar-se. Permaneça deitada com as pernas ligeiramente mais elevadas que o restante do corpo. Isto ajuda a diminuir a dor e o inchaço da região operada. Evite o uso de roupas apertadas como legging, meia calça ou calça jeans nos primeiros 20 dias quando pode ter dor (reduzida com medicamentos), inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas na área operada. Durante a recuperação – de 3 a 4 semanas – a região vaginal deve ser mantida limpa e seca, principalmente após cada ida ao banheiro.
Entre 10 e 15 dias é possível retornar ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) se a atividade realizada não exigir esforços especiais. No entanto, deve-se esperar cerca de 40 a 45 dias para voltar a ter relações sexuais e usar tampões. Existe a possibilidade de alteração de sensibilidade no começo, mas ela volta com o passar dos meses. Após 2 a 3 semanas, é possível voltar a fazer exercícios leves. As atividades físicas mais intensas para as pernas, andar de bicicleta, esportes de contato e até dirigir, após avaliação.
Evitar ao máximo exposição solar direta na região operada, mesmo com roupas, por pelo menos 2 meses.
O formato mais harmônico da região da vulva leva em torno de 6 meses para ser redefinido completamente, tempo para o inchaço ter sumido. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização. A tendência é que a cicatrização fique discreta, clara e de boa qualidade até atingir a sua aparência definitiva em 1 ano.