Microagulhamento

Crédito da imagem: Freepik

O que é Microagulhamento e qual sua indicação

O Microagulhamento é um tratamento estético indicado para homens e mulheres de qualquer idade que desejam rejuvenescer a pele. Pode ser feito em cútis de qualquer tonalidade. Principalmente, é feito na região do rosto para melhorar a aparência das rugas finas, amenizar cicatrizes de acnes, diminuir os poros dilatados e clarear manchas.

Além disso, é indicado para alguns casos de queda capilar, calvície, cicatrizes hipertróficas, queimaduras e estrias vermelhas. O procedimento é realizado com a introdução de microagulhas sobre a pele, sem friccionar e sem levantá-la. O objetivo é estimular a produção de novas fibras de colágeno e, assim, melhorar o viço e dar mais firmeza e sustentação à pele tratada.

Microagulhamento

O procedimento é contraindicado para mulheres grávidas e pessoas com diabetes mellitus não controlada. Tanto quanto, não indicamos quando há doenças ou infecções cutâneas ativas como câncer, rosácea, acne severa e herpes.

Da mesma forma, não realizamos o Microagulhamento em pacientes que passaram por bronzeamento recente e fazem ou fizeram uso de alguns medicamentos por um determinado tempo.

Sobre o procedimento

Primeiramente, fazemos uma avaliação médica minuciosa da face. Analisamos a pele e mapeamos os pontos indicados para serem tratados com Microagulhamento. Definimos o tamanho das microagulhas em cada ponto e escolhemos a maneira que é realizado. Assim também, levantamos o histórico médico geral da(o) paciente, ouvimos suas motivações e esclarecemos as dúvidas.

O procedimento baseia-se em múltiplas microagulhas que perfuram as camadas da pele ao mesmo tempo, causando micros ferimentos e vermelhidão. A cicatrização posterior estimula a regeneração cutânea naturalmente. Em média, são feitas de 10 a 15 repetições sequenciais em um mesmo local, com 4 cruzamentos cada. Tal qual, pode ser realizado de duas maneiras em relação ao aparelho utilizado.

Microagulhamento

A mais comum é a utilização de um pequeno rolo ou dermaroller no qual são acopladas múltiplas microagulhas de aço cirúrgico ou titânio. É um procedimento médico minimamente invasivo. Logo, fazemos as aplicações no consultório com uso de creme anestésico. Claro, dentro dos mais rígidos padrões de segurança.

Em contrapartida, a menos comum é feita com caneta elétrica ou dermapen. Ela regula a profundidade das microagulhas e pode associá-las à radiofrequência. Entretanto, esta é uma forma cirúrgica onde o Microagulhamento é mais intenso e necessita que a(o) paciente seja anestesiado. Às vezes, é feita em ambiente cirúrgico.

Fazemos a assepsia das áreas tratadas e circundantes antes e depois do procedimento.

Geralmente, indicamos de 2 a 4 sessões com intervalos mensais entre elas quando optamos pelo dermaroller. Indicamos uma única sessão para a dermapen. Cada sessão ou cirurgia dura de 30 a 60 minutos em média.

O Microagulhamento é associado ao uso de substâncias tópicas para potencializar o tratamento e ao Peeling Químico para melhorar os resultados quando indicado. Da mesma forma, tem uma ótima resposta no controle da queda capilar quando combinado com o procedimento de Intradermoterapia Capilar.

Resultado

É comum surgir hematomas, vermelhidão e inchaço por 2 a 3 dias no local tratado após cada sessão da Microagulhamento. A pele pode descamar levemente após este período. Mas, fica avermelhada por um curto tempo normalmente, sem incomodar ou chamar atenção. Eventuais dores são facilmente aliviadas com o uso de analgésicos. Compressas geladas de soro fisiológico não apenas podem, como também devem ser aplicadas em caso de ardência e sensação de calor.

A(O) paciente pode voltar às atividades cotidianas após cada sessão. Porém, os cuidados imediatos nas próximas 48 horas são evitar traumas, não expor as áreas tratadas ao sol e não realizar atividades físicas intensas. Indica-se a aplicação de um creme hidratante suavizante, pois a pele fica um pouco mais sensível. Maquiagem pode ser usada após 24 horas de cada sessão.

Microagulhamento
Crédito da imagem: Freepik

Os resultados do dermaroller são graduais e progressivos. Eles costumam ser notados a partir da 2ª ou 3ª sessão, apesar da melhora na textura e luminosidade da pele a partir da 1ª aplicação. Ainda assim, os resultados planejados podem levar de 4 a 5 meses para aparecerem. É o mesmo tempo para o dermapen.

É fundamental evitar a exposição das áreas tratadas ao sol durante o tratamento e, pelo menos, no primeiro mês após seu término. Usar protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) após 24 horas do procedimento e ao longo da vida, mesmo dentro de casa ou no escritório.

error: Atenção!