Mastopexia

O que é a Mastopexia e qual sua indicação

Os seios de uma mulher muitas vezes mudam com o tempo, perdendo a forma e a firmeza da juventude. A Mastopexia, também conhecida como Lifting de Mamas, é a cirurgia plástica estética indicada para os casos de mamas caídas (ptose) que apresentam flacidez. Fazemos o levantamento dos seios até sua posição natural através do reposicionamento do tecido mamário e da aréola, removendo o excesso de pele de dentro e ao redor.

A ptose pode acontecer com seios de todos os tamanhos devido a fatores genéticos, gravidez / amamentação, alterações importantes de peso ou mesmo pela gravidade com o passar dos anos. A cirurgia é indicada às mulheres que estão incomodadas com seus seios caídos que perderam forma e volume. Geralmente, nesta condição, os mamilos e aréolas caíram abaixo do sulco mamário e apontam para baixo e/ou um seio ficou mais baixo que o outro.

Mastopexia

Quando indicado – e de acordo com o desejo da paciente – o procedimento de Mastopexia pode ser associado à Mamoplastia de Aumento para, além de elevarmos as mamas, aumentarmos seus volumes com o implante de próteses de silicone. Caso a paciente queira diminuir o tamanho das mamas, podemos associar à Mamoplastia Redutora.

Em todas as técnicas cirúrgicas que utilizamos nessa região procuramos preservar o máximo de glândula mamária suficiente para a produção do leite materno. Vale destacar que as mudanças que ocorrem nos seios durante a gravidez podem minimizar os resultados da cirurgia.

Sobre o procedimento

Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Mastopexia for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista em casos específicos.

Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

O tempo de duração da cirurgia varia entre 2 e 3 horas. O procedimento pode ser realizado sob anestesia geral, sedação intravenosa e anestesia local ou bloqueio regional (peridural) associado à sedação intravenosa.

Adotamos a técnica de incisão mais apropriada da Mastopexia levando em consideração em suas mamas: formato, tamanho, posição das aréolas, grau de flacidez, elasticidade da pele, quantidade de pele extra e inclusão de próteses mamárias.

Mastopexia

Para um grau pequeno de ptose e flacidez, a técnica de incisão que utilizamos é feita somente ao redor da aréola. Em ptoses um pouco maiores, além de redor, fazemos outra incisão verticalmente para baixo da aréola até o sulco inframamário (linha onde o seio encontra-se com o tórax). Em uma terceira técnica, acrescentamos incisões horizontalmente ao longo do sulco inframamário também, podendo esta ser na forma de “L” ou “T”.

Após as incisões, levantamos o tecido mamário subjacente (abaixo da pele) e remodelamos para melhorar o contorno e a firmeza da mama. Reposicionamos o mamilo e a aréola para uma altura parecida ao de uma mama mais firme e jovem.

As suturas são colocadas em camadas profundas no tecido mamário para criar e apoiar as mamas recém-formadas.

Removemos o excesso de pele flácida e de tecido da mama. Se necessário, reduzimos as aréolas que estão desproporcionalmente aumentadas.

Em alguns casos, inserimos o dreno abaixo da cicatriz da cirurgia para ajudar na saída das secreções. Fechamos as incisões com suturas sempre internas e nos planos, podendo associar adesivos de pele, fitas, clipes ou cola, e finalizando com curativos. Vestimos o sutiã pós-cirúrgico que deve ser adquirido antes da cirurgia.

Pós-Operatório e Resultado

Dependendo da complexidade e da técnica utilizada na cirurgia, a paciente pode ficar internada de 12 a 24 horas. Passamos um cronograma para troca dos curativos e a retirada do dreno e dos pontos, o que pode levar de 1 a 4 semanas. Passamos, também, a quantidade das sessões de drenagem linfática manual que devem ser feitas antes e depois do procedimento.

Nos 2 primeiros dias após a cirurgia, permaneça deitada com o tronco elevado a 30º ou sentada, braços junto ao corpo. Dor, inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas na área operada são possíveis efeitos colaterais que diminuem com o passar das cerca de 2 meses de recuperação. Nas 4 próximas semanas dormir com a barriga para cima, com os braços ao longo do corpo e o tronco elevado para ficar mais confortável.

Quando movimentamos os braços, a musculatura das mamas se movimenta junto. Portanto, nas 2 primeiras semanas: evite movimentos de grande amplitude dos braços, não os erga além da altura dos ombros e não levante ou carregue peso ou faça movimentos repetitivos. Edema na parte superior do abdômen pode ocorrer nas primeiras semanas, diminuindo gradativamente com o auxílio de drenagens abdominais.

O sutiã pós-cirúrgico adequado (alças elásticas, sem aro e ajustáveis) deve ser usado o tempo todo, por 45 dias, exceto para tomar banho. Depois, por mais 45 dias na maior parte do tempo, podendo ficar em torno de 4 horas diárias sem usá-lo. Ele ajuda a diminuir o inchaço e sustentar e modelar as mamas.

Mastopexia

A volta ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office), geralmente, após 2 semanas da Mastopexia. Volta à rotina entre 3 e 4 semanas, evitando movimentos bruscos ou qualquer atividade que possa forçar muito a região das mamas. As atividades físicas mais intensas, esportes de contato, uso de roupas justas (camisas e blusas) e até dirigir, após avaliação.

Evitar ao máximo exposição solar direta na região operada, mesmo com roupas, por pelo menos 3 meses. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.

O novo contorno das mamas pode levar, pelo menos, 12 meses para ser redefinido completamente. O formato de cone no começo dá lugar à forma mais natural, mais arredondada na parte inferior. As cicatrizes resultantes das incisões são permanentes, mas na maioria dos casos desaparecem e melhoram significativamente até atingir a sua aparência definitiva em 2 anos. Parte delas ficam ocultas nos contornos naturais das mamas.

Os seios podem continuar mudando com o passar dos anos e devido à gravidade. Recomendamos alimentação equilibrada, estilo de vida saudável e exercícios físicos para a manutenção por vários anos do resultado alcançado. Além disso, o uso do sutiã na maior parte do tempo ajuda a diminuir a ação do peso das mamas e propicia um resultado de mais longo prazo.

error: Atenção!