Lipoescultura
O que é a Lipoescultura e qual sua indicação
A Lipoescultura é a cirurgia plástica estética que utiliza a transferência de gordura em excesso de determinadas partes do corpo para aumentar o volume, preencher os sulcos ou corrigir irregularidades de outras. A gordura é obtida, principalmente, dos quadris e abdômen através da Lipoaspiração.
Depois, ela é utilizada para dar volume aos glúteos, preencher panturrilhas, remodelar seios flácidos ou finos, engrossar coxas, rejuvenescer mãos e redesenhar o rosto, sem qualquer risco de rejeição ou reação alérgica por ser tecido adiposo autólogo.
Na região facial, a Lipoescultura é indicada para repor a gordura das maçãs do rosto e das bochechas que desaparecem naturalmente com o avançar da idade. A lipoenxertia é feita, também, para realçar os lábios e corrigir sulcos profundos que vão do nariz aos cantos da boca (sulco nasogeniano ou bigode chinês) ou entre as pálpebras inferiores e a bochecha. Além de fins estéticos, pode ser destinada para reparar tecidos lesados por traumas, reconstrução pós tumoral e correção de cicatrizes.
Como a técnica de enxerto ou lipofilling da Lipoescultura é sempre associada à técnica da Lipoaspiração no mesmo procedimento, a melhora do contorno corporal, da aparência estética e do rejuvenescimento se dão na retirada e na inserção da gordura localizada. Ambas as cirurgias são indicadas para mulheres e homens que estão dentro de uma faixa de peso saudável, boa elasticidade da pele, mantenham uma alimentação equilibrada e praticam exercícios físicos.
Sobre o procedimento
Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Lipoescultura for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista em casos específicos.
Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
Considerando a Lipoaspiração realizada antes, o tempo de duração das cirurgias varia de 1 a 2 horas. Ambas podem ser feitas com anestesia geral, ráqui ou peridural, dependendo da extensão das áreas a serem tratadas.
Iniciamos o procedimento retirando a gordura em excesso que se encontra por baixo da pele da área doadora através de uma ou várias incisões de 3 a 5 mm e inserção de um tubo fino ligado a um aparelho de vácuo. A gordura aspirada é processada por centrifugação, filtragem ou enxágue para remover os resíduos do anestésico, sangue e as células adiposas que tenham se rompido durante a sucção.
Depois, essa gordura pura é injetada com o auxílio de seringas e agulhas finas na área do corpo a ser tratada. Os tecidos circundantes devem fornecer oxigênio e nutrientes.
As incisões são fechadas com suturas, adesivo de pele ou fita cirúrgica para fechar a pele. Após a cirurgia, vestimos a roupa de compressão (que deve ser adquirida antes da cirurgia) para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos à medida que cicatrizam.
Pós-Operatório e Resultado
O período de internação após a cirurgia plástica Lipoescultura é de 24 a 48 horas, considerando, também, a Lipoaspiração cujos pós-operatórios são bem parecidos. Passamos um cronograma para troca dos curativos e dos pontos, o que pode levar de 3 a 5 dias após a cirurgia.
A drenagem linfática pode ser indicada no período de recuperação a partir do 3º ou 4º dia pós-operatório, mas não na área que recebe a gordura. Os 2 primeiros dias de absoluto descanso, tomando o cuidado para não encostar nas áreas operadas. Tanto quanto puder nas próximas 3 a 4 semanas, durma de forma que não pressione essas áreas também.
No caso da região do rosto, compressas com gelo aliviam os inchaços nas primeiras horas. É importante a movimentação lenta e constante com pequenas caminhadas pela casa para evitar a formação de coágulos nas pernas.
A roupa compressiva para as áreas doadora e receptora deve ser usada o tempo todo, pelo menos durante 1 mês, tirando apenas para tomar banho, para ajudar a reposicionar o tecido no lugar onde deve permanecer. Evite o uso de roupas apertadas como legging, meia calça ou calça jeans nas primeiras semanas quando pode ter dor (reduzida com medicamentos), inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas nas áreas operadas.
Entre 1 e 2 semanas, é possível retornar ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) se a atividade realizada não exigir esforços especiais, fazer exercícios leves e retomada da vida social normal. A recuperação é gradual e leva de 2 a 4 semanas. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização.
As atividades físicas mais intensas, andar de bicicleta, esportes de contato e até dirigir, após avaliação. Evitar ao máximo exposição solar direta na região operada, mesmo com roupas, por pelo menos 3 meses. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.
As curvas mais definidas na área doadora e uma silhueta mais preenchida e harmoniosa na área receptora leva de 1 a 4 meses para ser redefinido completamente. Durante este período, cerca de 20 a 50% das células de gordura transplantadas não sobrevivem. Fazemos uma avaliação após 3 meses. A tendência é que a cicatrização fique discreta, clara e de boa qualidade até atingir a sua aparência definitiva entre 8 e 12 meses.
Com o tempo, o tamanho e a forma das áreas operadas podem continuar a mudar devido ao envelhecimento, à gravidade e a rotina da paciente. Apesar disso, o resultado planejado é duradouro se mantiver seu peso estável e um estilo de vida saudável.