Lipoaspiração

O que é a Lipoaspiração e qual sua indicação

A Lipoaspiração, também chamada de Lipo pelas(os) pacientes, remove o excesso de gordura subcutânea localizada, propiciando melhor contorno e proporção corporal. São áreas que costumam acumular depósitos de gorduras devido a características genéticas, passar da idade, descuido no controle de peso e falta de atividade física. Mesmo quem tem alimentação balanceada e pratica exercícios físicos regularmente pode se deparar com uns “pneuzinhos” ao se olhar no espelho.

Indicamos esta cirurgia plástica para mulheres e homens que se incomodam com o formato que as gorduras deixam o contorno corporal. Enquanto no corpo masculino buscamos alcançar a definição, evidenciando os músculos, no feminino perseguimos deixar o corpo com curvas harmoniosas. E, claro, sejam adultos, estejam bem próximos do seu peso ideal, bom tônus muscular, boas condições de saúde e médica, não fumantes, atitude positiva e que tenham expectativa realista do resultado cirúrgico.

Lipoaspiração

Os locais do corpo mais frequentemente aspirados são o abdômen, costas, quadris e coxas, onde mais se acumula gordura. Porém, muitas outras se beneficiam desse procedimento como queixo, pescoço, braços, ancas, nádegas, joelhos (parte interna), panturrilhas e tornozelos.

A Lipoaspiração não é um tratamento para emagrecer, apesar do peso diminuir um pouco devido à retirada de tecidos adiposos do corpo. Por questão de segurança, segundo o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), há um limite de gordura que pode ser retirada, em torno de 5-7% do peso corporal. Também não é eficaz para a celulite, pois não elimina as covinhas que normalmente aparecem nas coxas, quadris e nádegas. Nem é indicada para flacidez cutânea, já que uma das indicações é que a(o) paciente tenha a pele firme.

Tipos e associações da Lipoaspiração

A Lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo, segundo os resultados da Pesquisa Global ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), instituição profissional líder no mundo para certificar cirurgiões plásticos estéticos. Isso explica por que é uma das que mais tem evoluído desde 1976, quando o ginecologista italiano Giorgio Fischer fez a primeira publicação em um jornal e apresentou em um congresso sua “moderna técnica de remoção de gordura por meio de curetagem e aspiração”. Técnica que, em 1983, foi aprimorada pelo cirurgião francês Yves Gérard Illouz, que a divulgou globalmente.

Além da forma tradicional ou clássica, a Lipoaspiração pode ser feita através de outras variações da sua técnica cirúrgica, a depender do objetivo e preferência da(o) paciente. Uma delas é a Hidrolipo, cujas diferenças estão na realização do procedimento em várias sessões e anestesia local. Pode ser utilizada no abdômen, dorso superior e inferior (costas), braços, coxas, interno da coxa, papada, joelho, peitoral masculino e culotes.

Já a Lipo LAD – ou Lipoaspiração de Alta Definição ou HD – tem o objetivo principal de, ao realizar a aspiração da gordura localizada, esculpir a superfície corporal destacando o relevo da musculatura, criando um contorno de aspecto atlético. É indicada, principalmente, para o abdômen, mas pode ser realizada na região peitoral, dorsal, glúteos, coxas, braço, entre outras regiões do corpo.

Outra variação de Lipoaspiração muito procurada ultimamente é Lipo de Papada. Trata-se de um procedimento que aspira a gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção superior do pescoço, valorizando o contorno do pescoço anterior e trazendo mais harmonia à face. Este procedimento é muitas vezes associado à cirurgia de Lifting Facial.

Lipoaspiração

Os avanços observados nas técnicas das cirurgias plásticas têm trazido, principalmente, segurança e recuperação mais tranquila em procedimentos que antes eram impensáveis realizar juntos na mesma cirurgia. É o caso da Lipoabdominoplastia, indicada para pacientes que têm gordura localizada e pele flácida, muito comum em mulheres que deram à luz ou após variações de peso corporal, gerando o chamado avental abdominal.

Procurada antes apenas com o objetivo de aspirar gordura localizada, hoje, também, é tendência associar a Lipoaspiração à Lipoescultura para melhorar ainda mais o contorno corporal. Este procedimento serve para remodelar o corpo, removendo o excesso de gordura e permitindo que ela seja injetada novamente em outras áreas.

Sobre o procedimento

Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Lipoaspiração tradicional ou clássica for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista em casos específicos.

Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

Dependendo da extensão da área, quantidade de gordura que será retirada e associação a outras cirurgias, o procedimento pode durar de 1 a 3 horas. É realizada sob efeito de anestesia peridural ou sedação intravenosa e geral. Um acesso intravenoso pode ser aberto para repor os fluidos se for uma cirurgia mais extensa.

Lipoaspiração ou Lipo

Com a(o) paciente já sedada(o), iniciamos o procedimento injetando na gordura uma solução salina contendo um anestésico local e adrenalina para reduzir o sangramento e o trauma do local a ser operado. Fazemos pequenas incisões de 5 a 10 mm para inserir a cânula – tubo fino oco – que solta a gordura através de um movimento controlado de vai e vem. Aspiramos o excesso de gordura para fora do corpo usando uma máquina de vácuo de alta potência acoplada à cânula.

Fechamos as incisões com sutura com fios de fino calibre para promover cicatrizes suaves. Pequenos drenos temporários podem ser colocados sob a pele para remover qualquer excesso de sangue ou fluido, em poucos casos. Vestimos a malha de compressão, o que ajuda a controlar o inchaço e reduzir o acúmulo de líquidos. Esta roupa pós-cirúrgica deve ser adquirida antes da cirurgia.

Pós-Operatório e Resultado

O tempo de internação após a Lipoaspiração é de 12 a 24 horas. Passamos um cronograma para troca dos curativos, a retirada dos drenos e pontos, o que pode levar de 5 a 10 dias após a cirurgia. A drenagem linfática é indicada no período de recuperação a partir do 5º dia pós-operatório, nas lipoaspirações convencionais ou no pós-operatório mais precoce quando associada à lipolaser. São necessárias entre 10 e 20 sessões, na maioria dos casos, que podem ser realizadas diariamente ou em dias alternados.

Os 2 primeiros dias de absoluto descanso. A malha compressiva deve ser usada o tempo todo, pelo menos durante 1 mês, exceto para tomar banho. Evitar a posição sentada durante muito tempo, especialmente, nos primeiros dias após a cirurgia, para não fazer pressão no local operado. Fazer pequenas caminhadas em casa o maior tempo possível nos primeiros 7 dias ajuda a aumentar a circulação e evitar complicações, especialmente a trombose venosa profunda.

Prefira uma alimentação leve e com alimentos cicatrizantes ricos em proteínas (carne magra e ovo) e em ômega 3 (sardinha e salmão), além de ricos em vitaminas A (fígado e cenoura), B (cogumelos e oleaginosas) e E (mamão e o abacate) que ajudam a regenerar os tecidos e a manter a pele mais firme e saudável. Beba muita água.

Evite o uso de roupas apertadas como legging, meia calça ou calça jeans no primeiro mês quando pode ter dor (reduzida com medicamentos), inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas na área operada. Evite pegar peso até o final da recuperação que leva de 3 a 4 semanas.

Lipoaspiração ou Lipo

Entre 2 e 3 semanas, é possível retornar ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) se a atividade realizada não exigir esforços especiais, assim como fazer exercícios leves, como caminhadas. As atividades físicas mais intensas, andar de bicicleta, esportes de contato e até dirigir, após avaliação.

Evitar ao máximo exposição solar direta na região operada, mesmo com roupas, por pelo menos 2 meses. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.

É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização. A Lipoaspiração, praticamente, não deixa cicatrizes devido às incisões mínimas feitas em locais escondidos, como nas dobras ou no interior do umbigo.

O resultado de um corpo mais delineado e definido é permanente, principalmente mantendo uma dieta sensata e exercícios físicos consistentes. Os resultados definitivos podem ser notados após 6 meses. A perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.

error: Atenção!