Lipoabdominoplastia

O que é a Lipoabdominoplastia e qual sua indicação

Lipoabdominoplastia é o procedimento estético que une duas das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, a Lipoaspiração tradicional e a Abdominoplastia clássica em um mesmo tempo cirúrgico.

Apesar de ser conhecida há pelo menos duas décadas, com os avanços de ambas as técnicas cirúrgicas – e dos equipamentos – pode-se afirmar que a Lipoabdominoplastia, hoje em dia, permite uma recuperação menos dolorida, excelente resultado estético, mais seguro, previsível e baixo índice de complicações.

Lipoabdominoplastia

Esta cirurgia de contorno corporal é indicada para mulheres e homens e visa retirar o excesso de gordura localizada e eliminar a pele flácida na região abdominal. O corpo chega a esta condição, geralmente, após gravidez ou um grande emagrecimento.

Além de deixar o corpo mais harmônico, modelado e com a aparência mais magra, durante a Lipoabdominoplastia pode-se reconstituir e fortalecer o tônus abdominal através da correção da diástase (separação do músculo reto abdominal), reduzir ou eliminar a incontinência urinária e corrigir hérnia ventral.

Sobre o procedimento

Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Lipoabdominoplastia for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista. Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

O tempo de duração da cirurgia varia de 3 a 5 horas sob anestesia peridural com sedação ou geral. Enquanto a anestesia faz efeito, realizamos as marcações na região abdominal para delimitar a área a ser tratada e fazemos as incisões para dar acesso às cânulas.

Lipoabdominoplastia

Basicamente, na primeira parte da cirurgia fazemos a aspiração da gordura começando pelo contorno posterior, costas e flancos. Depois, partimos para a lipo do abdômen. A diminuição da gordura localizada nessa fase permite que o contorno da barriga e da cintura no resultado planejado fique mais harmonioso. Com a própria cânula, fazemos um deslocamento seletivo da pele do abdômen. Assim, facilita a segunda parte e preserva vasos sanguíneos e linfáticos, contribuindo para uma recuperação menos dolorida e mais rápida.

Depois, continuamos com a incisão logo abaixo do umbigo, na região do púbis, e descolamos parcialmente a pele e a gordura até a região do abdome superior. Para finalizar, reposicionamos a pele e eliminamos as sobras.

Inserimos o dreno sob a pele para ajudar na saída das secreções. Fechamos as incisões com suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes. Vestimos uma malha de compressão que deve ser adquirida antes da cirurgia.

Pós-Operatório e Resultado

O tempo de internação após a Lipoabdominoplastia é de 24 a 48 horas. Passamos um cronograma para troca dos curativos, a retirada dos drenos e pontos, o que pode levar de 5 a 10 dias após a cirurgia. A drenagem linfática é indicada no período de recuperação a partir do 5º dia pós-operatório. São necessárias entre 10 e 20 sessões, na maioria dos casos, que podem ser realizadas diariamente ou em dias alternados.

Os 2 primeiros dias de absoluto repouso são fundamentais para a cicatrização. A malha de compressão deve ser usada o tempo todo, pelo menos durante 30 dias, exceto para tomar banho. Depois, por mais 30 dias sem precisar dormir com ela. Evitar a posição sentada durante muito tempo, especialmente, nos primeiros dias após a cirurgia. Fazer pequenas caminhadas em casa o maior tempo possível nos primeiros 7 dias ajuda a aumentar a circulação e evitar complicações, especialmente a trombose venosa profunda.

Dor, inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas na área operada são possíveis efeitos colaterais que diminuem com o passar dos 2 meses de recuperação. Durante esse período, se necessário, manter a postura curvada ao levantar-se para diminuir ao máximo qualquer tensão abdominal. Nas 2 próximas semanas dormir com o tronco inclinado e a barriga para cima, em uma posição semissentada, com os braços ao longo do corpo.

Prefira uma alimentação leve e com alimentos cicatrizantes ricos em proteínas (carne magra e ovo) e em ômega 3 (sardinha e salmão), além de ricos em vitaminas A (fígado e cenoura), B (cogumelos e oleaginosas) e E (mamão e o abacate) que ajudam a regenerar os tecidos e a manter a pele mais firme e saudável. Beba muita água.

Lipoabdominoplastia

Entre 2 e 3 semanas, é possível retornar ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) se a atividade realizada não exigir esforços especiais, assim como fazer exercícios leves, como caminhadas. As atividades físicas mais intensas, andar de bicicleta, esportes de contato e até dirigir, após avaliação.

Evitar ao máximo exposição solar direta na região operada, mesmo com roupas, por pelo menos 3 meses. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.

É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização. As cicatrizes da Lipoabdominoplastia da parte aspirada são mínimas feitas em locais escondidos, como nas dobras ou no interior do umbigo. A cicatriz da incisão junto aos pelos pubianos, apesar de grande, é discreta, pois pode ser coberta pelo biquíni, calção de banho, calcinha ou cueca. A tendência é que fique achatada, clara e de boa qualidade até atingir a sua aparência definitiva em 2 anos.

O resultado de um contorno corporal mais harmônico e magro é permanente, principalmente mantendo bons hábitos alimentares e praticando exercícios físicos frequentes. Os resultados definitivos podem ser notados após 6 meses. A perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.

error: Atenção!