Lipo LAD
O que é a Lipo LAD e qual sua indicação
A Lipo LAD (Lipo de Alta Definição) ou Lipo HD (sigla do inglês High Definition) é uma técnica cirúrgica de Lipoaspiração que tem o objetivo de ressaltar a definição do contorno dos músculos na pele. Ambos os procedimentos aspiram o excesso de gordura de determinadas áreas do corpo através de cânula ligada a um aparelho de sucção.
Porém, citando como exemplo a barriga, enquanto a Lipoaspiração clássica ou tradicional deixa-a lisa ou “chapada”, a Lipo LAD causa um efeito estético de “tanquinho”. Temos a possibilidade de esculpir os contornos das áreas do corpo ressaltando as depressões e elevações, criando uma aparência atlética e até musculosa.
Claro que o planejamento cirúrgico leva em conta o biotipo da mulher ou do homem para deixá-los com um aspecto mais natural possível. Apesar de ser muito utilizada na região do abdômen, a cirurgia pode ser realizada nas regiões do peitoral, dorsal, glúteos, coxas, braço, entre outras, muitas vezes, associada ao enxerto de gordura utilizando as técnicas da Lipoescultura.
É indicada, principalmente, para pessoas que estão dentro ou muito próximas do peso ideal, mantém uma alimentação saudável com dieta regrada, praticam atividades físicas regularmente, têm um estilo de vida atlético e valorizam a definição da musculatura além daquela obtida com exercícios físicos. Pessoas acima do peso ideal, que não praticam nenhum tipo de esporte ou atividade física certamente teriam resultados desproporcionais comparados com as demais áreas do corpo.
Sobre o procedimento
Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Lipo LAD for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista em casos específicos. Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
O tempo de duração do procedimento varia de 2 a 4 horas sob anestesia peridural com sedação ou anestesia geral. Geralmente, é feito com equipamento (vibrolipoaspirador, vaser etc.) que possui mecanismo vibratório ou emite ondas ultrassônicas. Isso ajuda a separar a gordura do corpo, facilita sua remoção e ainda preserva os tecidos – como os vasos – causando menor trauma e sangramento.
Após a anestesia (solução que contém soro fisiológico, adrenalina e anestésico), fazemos as pequenas incisões na área planejada para inserirmos a cânula. Aspiramos a gordura mais profundamente em torno de grupos de músculos (abdominais, quadris, flancos, costas, peitorais, braços, glúteos e pernas) para proporcionar a definição desejada da área. Se necessário, enxertamos gordura para dar o efeito “malhado”.
Fechamos as incisões com sutura, fazemos o curativo e colocamos a malha de compressão, que deve ser adquirida antes da cirurgia. Pequenos drenos temporários podem ser colocados sob a pele para remover qualquer excesso de sangue ou fluido, em poucos casos.
Pós-Operatório e Resultado
O tempo de internação após a Lipo LAD é de 12 a 24 horas. Passamos um cronograma para troca dos curativos, a retirada pontos e dos drenos, o que pode levar de 5 a 10 dias após a cirurgia. A drenagem linfática é indicada no período de recuperação a partir do 5º dia pós-operatório. São necessárias entre 10 e 20 sessões, na maioria dos casos, que podem ser realizadas diariamente ou em dias alternados.
Os 2 primeiros dias de absoluto descanso. A malha compressiva deve ser usada o tempo todo, pelo menos durante 1 mês, exceto para tomar banho. O mesmo tempo usando placa abdominal que tem “canaletas” com a função de ajudar a marcar o abdômen. Instruímos como fazê-las com o uso de gaze. Fazer pequenas caminhadas em casa o maior tempo possível nos primeiros 7 dias ajuda a aumentar a circulação e evitar complicações, especialmente a trombose venosa profunda.
Prefira uma alimentação leve e com alimentos cicatrizantes ricos em proteínas (carne magra e ovo) e em ômega 3 (sardinha e salmão), além de ricos em vitaminas A (fígado e cenoura), B (cogumelos e oleaginosas) e E (mamão e o abacate) que ajudam a regenerar os tecidos e a manter a pele mais firme e saudável. Beba muita água.
Evite o uso de roupas apertadas como legging, meia calça ou calça jeans no primeiro mês quando pode ter dor (reduzida com medicamentos), inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas na área operada. Evite pegar peso até o final da recuperação que leva de 3 a 4 semanas.
Entre 2 e 3 semanas, é possível retornar ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) se a atividade realizada não exigir esforços especiais, assim como fazer exercícios leves, como caminhadas. As atividades físicas mais intensas, andar de bicicleta, esportes de contato e até dirigir, após avaliação.
Evitar ao máximo exposição solar direta na região operada, mesmo com roupas, por pelo menos 2 meses. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.
É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização. A Lipo LAD, praticamente, não deixa cicatrizes devido às incisões mínimas feitas em locais escondidos, como nas dobras ou no interior do umbigo.
O resultado de um corpo mais atlético é permanente, principalmente mantendo uma dieta sensata e exercícios físicos consistentes. Os resultados definitivos podem ser notados após 6 meses. A perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.