Laser de CO₂

O que é Laser de CO₂ e qual sua indicação

O Laser de CO₂ (dióxido de carbono) é um procedimento recomendado para melhorar a aparência e a textura da pele do rosto, pescoço e mãos. Aliás, a terapia a Laser pode ser usada no corpo inteiro (mais informações aqui). A eficácia está na regeneração do tecido através do chamado efeito skin resurfacing produzido pelo calor, mas sem queimar.

O processo estimula a produção de colágeno e melhora a textura, elasticidade e firmeza da pele à medida que a área tratada se cicatriza. O objetivo é o rejuvenescimento das camadas cutâneas danificadas através da renovação celular. Como resultado, isto confere mais vida e brilho à tez de pessoas de várias idades.

Laser de CO₂

O tratamento é contraindicado para pacientes em gestação, com infecções ou doenças dermatológicas e usuárias(os) de alguns medicamentos. Da mesma forma, não aplicamos o Laser de CO₂ em peles recentemente bronzeadas, flácidas e que tenham rugas muito profundas.

Igualmente, não é recomendável tratar pacientes com tons de pele mais escuros. Eles têm maior risco de hiperpigmentação pós-inflamatória devido à maior quantidade de melanina. Neste caso, há a possibilidade de minimizar a cicatrização mais escura com um agente clareador após o procedimento.

O que o tratamento a laser pode melhorar, entre outros problemas:

  • Marcas de envelhecimento, como linhas de expressão e rugas até um grau moderado.
  • Linhas finas ou rugas ao redor ou sob os olhos, testa ou boca.
  • Cicatrizes de acne ou varicela. Ou seja, aquelas que não estão ativas.
  • Pele em tons amarelados ou acinzentados.
  • Pele envelhecida ou danificada pelo sol. Porém, ela não pode estar bronzeada.
  • Lentigo solar e manchas senis ou de fotoenvelhecimento, como melasmas.
  • Cicatrizes hipertróficas e queloides.
  • Lesões como ceratoses, siringomas e nevos epidérmicos.
  • Estrias, principalmente as mais recentes na cor vermelhas nos seios, coxas e barriga.

Sobre o procedimento

Antes de tudo, fazemos uma avaliação minuciosa para verificarmos o fototipo da pele, grau das rugas e mapear os pontos na face que são indicados para serem tratados com Laser de CO₂. Muitas vezes, indicamos a utilização de produtos dermo-clareadores e uso diário de protetor solar para preparar a pele cerca de 6 semanas antes do procedimento agendado.

Fazemos as aplicações no consultório de acordo com os mais rígidos padrões de segurança. No dia marcado, limpamos a área a ser tratada para retirar todo e qualquer resíduo. Posteriormente, aplicamos anestésico tópico 30 minutos antes do início de cada sessão. Optamos por anestesia geral e um centro cirúrgico em hospital caso seja um resurfacing extenso ou associado a outro procedimento cosmético, como a toxina botulínica.

Laser de CO₂

Primeiramente, protegemos os olhos. Então, emitimos os feixes de luz de dióxido de carbono com um aparelho através de diversos disparos seguidos, mas não sobrepostos. O Laser de CO₂ é considerado uma das melhores alternativas no tratamento de vários problemas de pele.

A duração do procedimento é de 30 minutos a 2 horas. A quantidade de aplicações depende das características faciais e dos locais a serem tratados. Geralmente, são necessárias de 3 a 6 sessões. O intervalo entre as aplicações pode variar de 30 a 45 dias.

O método é usado a mais de duas décadas. Atualmente, sua tecnologia permite a emissão de laser pulsante e concentrado. Chamamos de Laser de CO₂ fracionado. A precisão e a recuperação mais rápida e com menos efeitos colaterais são algumas de suas vantagens.

O procedimento atinge a camada mais superficial da pele (epiderme) e a mais profunda (derme). Na primeira, a pele descama e se inicia um processo de renovação celular. Na derme, as fibras do colágeno não apenas se reorganizam, como também são estimuladas a se reproduzirem.

Resultado

O aparecimento de edema e vermelhidão é normal depois de cada sessão com Laser de CO₂ fracionado. Principalmente, em áreas mais sensíveis e nas primeiras 24 horas. Usar bolsa de gelo durante os dois primeiros dias para aliviar o inchaço e o desconforto. Como resultado, uma crosta fina aparece sobre a pele entre o segundo e terceiro dia.

Não retirar a pele durante a descamação. Ela é eliminada naturalmente. Da mesma forma, não usar maquiagem até que esteja completamente curada. A pele volta ao normal entre 7 e 10 dias. Porém, o efeito da bioestimulação começa a ser notado cerca de 20 dias após a primeira aplicação. Frequentemente, a partir da 2ª sessão já se pode observar melhoras. A aparência da região tratada fica mais lisa, esticada e firme.

Laser de CO₂

Retornar ao trabalho após 2 semanas. Ainda assim, retomar as atividades mais extenuantes após 4 a 6 semanas. O tom rosa da pele no local tratado pode persistir durante 2 a 3 meses após a última sessão, principalmente em peles mais claras.

Evitar a exposição direta ao sol das áreas tratadas durante as aplicações e nos três primeiros meses após seu término. Usar protetor solar acima de 50 FPS (fator de proteção solar) após o procedimento e ao longo da vida, mesmo dentro de casa ou no escritório. Além disso, os efeitos podem ser otimizados com uso diário de cremes hidratantes.

O estímulo de colágeno pode perdurar por até 8 meses, mas seus efeitos duram muitos anos. Contudo, depende da idade e das particularidades da pele de cada paciente. Avaliamos a necessidade de manutenções semestrais ou anuais após esse período.

Passamos todas as informações necessárias e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

error: Atenção!