Fibrose

Crédito da imagem: Freepik

O que é Fibrose

A Fibrose é o tecido conjuntivo que se forma a partir do processo de cicatrização. Na cirurgia plástica, por exemplo, é uma resposta fisiológica do organismo ao trauma gerado por uma lesão estrutural causada pela incisão ou aspiração da gordura localizada. Assim, o corpo se mobiliza para preencher os espaços com esse tecido. Seu conteúdo é rico em colágeno cicatricial, mais rígido que o normal.

A cicatrização atinge sua forma definitiva entre 60 e 90 dias. Porém, a Fibrose pode ter uma evolução anormal. Isso acontece quando ela diminui a mobilidade da pele adjacente, causa dor e fica com uma aparência deformada e endurecida. Mal planejamento operatório e não cumprimento à risca das recomendações são as principais causas de um resultado com alterações estéticas e funcionais ruins.

Fibrose
Crédito da imagem: Freepik

A formação cicatricial irregular é influenciada por alguns fatores genéticos. Às vezes, acontece por mais cuidados que tomemos antes, durante e após a cirurgia. Geralmente, a Fibrose só exige tratamento quando sua dimensão e sua localização necessitam de atenção especial.

Portanto, é importante buscar um cirurgião especializado quando decidir realizar a tão sonhada cirurgia plástica. Além disso, cumprir o período de repouso, usar corretamente a cinta modeladora, cuidar dos curativos e tratamentos pós-operatórios são algumas das recomendações para evitar ou minimizar o problema.

Sobre o tratamento

Antes de tudo, a prevenção e o controle da formação da Fibrose são os objetivos primários em nosso planejamento cirúrgico. Certamente, ele é feito sob medida para cada paciente levando em consideração a cirurgia plástica. A Fibrose pode ser tratada, independentemente do tempo em que surgiu. Mais fácil será o processo quanto antes iniciar o tratamento. Então, fazemos procedimentos preventivos em algumas cirurgias que realizamos.

O subcutâneo de onde retiramos a gordura localizada na Lipoaspiração e ao redor da incisão da Abdominoplastia são as regiões corporais que tomamos cuidados redobrados. Dispomos de profissionais especializados que realizam uma série de tratamentos pré, intra e pós-cirúrgicos aqui na clínica. Acima de tudo, dentro dos mais rígidos padrões de segurança e através do nosso acompanhamento.

Fibrose
Crédito da imagem: tonodiaz no Freepik

A Drenagem Linfática manual é indicada para prevenir ou minimizar a Fibrose. Às vezes, realizamos sessões antes e depois das cirurgias para acelerar a cicatrização. Porém, uma vez instalada, o tratamento com técnicas manuais é o mais efetivo, tanto para a dor como para a aparência. Tanto quanto, evitamos terapias ou aparelhos que estimulem a síntese de colágeno para não enrijecer mais ainda a cicatriz.

Planejamos massagens sob medida, sempre respeitando as características do tecido cicatricial. Sobretudo, dosamos o tempo e a intensidade da tensão nas mãos com o objetivo de reorganizar as fibras colágenas. Assim, direcionamos os movimentos para permitir que todas as estruturas (pele, subcutâneo, músculo, fáscia, articulação etc.) estejam em equilíbrio sem causar um novo trauma.

Resultado

Os pacientes podem retornar às atividades normais imediatamente quando as massagens aplicadas no tratamento não estão relacionadas a um procedimento cirúrgico.

O número de sessões necessárias para o tratamento da Fibrose depende de uma avaliação de cada caso. Eventualmente, o problema é resolvido em um único atendimento.

Fibrose

Os efeitos do tratamento são sentidos logo na primeira sessão. Sobretudo, é possível experimentar a diminuição na dor e melhora nas irregularidades e mobilidade da pele.

Os resultados planejados se mantêm dependendo de uma série de fatores, como hábitos alimentares e prática regular de exercícios físicos. Assim também, é importante evitar o tabagismo, estresse, entre outros que causam a retenção de líquidos.

error: Atenção!