Eletrolipólise

Crédito da imagem: wavebreakmedia_micro no Freepik

O que é Eletrolipólise e qual sua indicação

A Eletrolipólise é um procedimento estético utilizado para reduzir a gordura localizada e a celulite. Utilizamos agulhas ou eletrodos em contado com a pele para reduzir o tecido adiposo, melhorar o contorno e diminuir as medidas de algumas áreas do corpo. Assim, as correntes elétricas de baixa ou média frequência são usadas para estimular a lipólise, processo que quebra as células de gordura através do aumento da temperatura.

A eletrolipoforese, como também é conhecida, incrementa o fluxo sanguíneo da área onde é feita, facilitando a eliminação pelo organismo das células quebradas e das toxinas. Age da mesma forma que a drenagem linfática. Consequentemente, podemos notar uma melhora no aspecto estético das celulites das áreas onde fazemos as aplicações. O tratamento estético é uma ótima alternativa quando a Lipoaspiração não é indicada ainda.

Eletrolipólise
Crédito da imagem: javi_indy no Freepik

A Eletrolipólise é contraindicada para pessoas com doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, inflamações crônicas, câncer, epilepsia, hipertensão, hipoglicemia, insuficiência renal, tromboses, varizes, diabetes, entre outras.

Além disso, não tratamos áreas com lesões, inflamações, infecções, alergias e cicatrizes recentes. Também, não indicamos o tratamento em mulheres grávidas e pacientes que possuem marcapasso cardíaco ou fazem uso de alguns medicamentos.

Sobre o procedimento

A Eletrolipólise estética é um procedimento minimamente invasivo e indolor. Logo, fazemos as aplicações no consultório. Acima de tudo, dentro dos mais rígidos padrões de segurança. Usamos anestésico tópico quando necessário. Uma sensação de formigamento é o máximo que a(o) paciente deve sentir quando o aparelho é ligado.

Abdome, culote e pernas são as áreas mais procuradas pelas mulheres para fazer o tratamento. Por outro lado, os homens querem reduzir as medidas do abdome e dos flancos. A pele deve estar livre de qualquer creme ou dermocosmético antes da execução do procedimento. Da mesma forma, não pode ter queimadura de sol.

Eletrolipólise
Crédito da imagem: wavebreakmedia_micro no Freepik

As aplicações podem ser administradas nas seguintes formas:

Eletrolipólise com eletrodos

A eletrolipoforese transcutânea emprega eletrodos condutivos de silicone. Eles são fixados na pele das áreas a serem tratadas com uma cinta elástica. Ademais, é necessário o uso de um gel para permitir a condução da corrente elétrica através da pele.

Eletrolipólise com agulhas

Esta Eletrolipólise é, também, chamada de percutânea. Ela é feita com pares de agulhas finas com uma distância menor de 5 cm entre elas. Assim, são introduzidas em regiões intermediárias da pele diretamente nos depósitos de gordura. Um dispositivo que incide corrente elétrica é conectado às agulhas. É considerada a maneira mais eficaz, pois atua de forma mais direta na redução de medidas.

Eletrolipoforese

Podemos aplicar o tratamento entre 4 e 10 áreas da pele simultaneamente, dependendo do tipo de equipamento. Cada sessão leva de 40 a 60 minutos. São recomendadas de 8 a 12 sessões, de acordo com o método utilizado e respectiva quantidade de gordura que se deseja eliminar. Assim, a frequência semanal é de 1 vez nos tratamentos feitos com agulhas e até 2 vezes nos feitos com eletrodo de silicone.

Frequências de modulação mais baixas destinam-se a melhorar a tonicidade da derme. Sobretudo, ativar a drenagem intersticial e a microcirculação das áreas tratadas. As frequências mais altas atuam diretamente sobre as células de gordura visando quebrá-las. As associações com as terapias drenagem linfática, ultrassom, radiofrequência e massagem modeladora potencializam os efeitos da Eletrolipólise quando são indicadas.

Resultado

Pacientes podem retornar às atividades normais imediatamente logo após cada sessão da Eletrolipólise. Porém, evitar pressionar ou atritar a área tratada. Pele com cor avermelhada e levemente inchada no local da aplicação são sintomas que somem em pouco tempo.

Da mesma forma, evitar o uso de substâncias adstringentes que contenham álcool ou mesmo outras que possam ressecar ou agredir a pele tratada nas próximas 2 horas. Assim também, fazer a higienização com cuidado. Não é recomendado realizar depilações nos próximos dias.

Melhoras são observadas a partir da 8ª ou 9ª sessão. Mas, elas começam aparecer a partir da 4ª ou 5ª. Todavia, os resultados definitivos são avaliados corretamente 45 dias após a última aplicação. Os efeitos são progressivos, duradouros e podem ser potencializados com a associação a outros tratamentos.

Certamente, fatores como idade, local de aplicação e quantidade de gordura podem interferir no tempo do resultado. Contorno corporal mais harmônico, aumento da elasticidade e suavidade da pele, diminuição da flacidez cutânea e melhora do aspecto das celulites estão entre os principais benefícios para o corpo.

Eletrolipólise
Crédito da imagem: Freepik

Evitar ao máximo a exposição solar direta na área tratada por pelo menos 1 mês, mesmo com roupas. Principalmente, logo após cada sessão, pois a pele está muito sensível. Assim, o uso diário de protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental ao longo da vida, inclusive dentro de casa e no escritório.

Indicamos manutenção dos resultados mensalmente após o final do tratamento se necessário. A associação da Eletrolipólise com a prática regular de exercícios físicos e uma dieta equilibrada não só é a combinação ideal, como também muito recomendada.

Sempre passamos todas as informações necessárias e ficamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas.

error: Atenção!