Drenagem Linfática

Crédito da imagem: javi_indy no Freepik

O que é Drenagem Linfática e qual sua indicação

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a expelir o excesso de líquidos do corpo. Ao mesmo tempo que desincha, o tratamento melhora a circulação sanguínea, elimina toxinas, reforça o sistema imunológico, ativa o metabolismo e atua como analgésico e relaxante de tensão. É indicada, por exemplo, para aliviar inflamações como sinusite, rinite, otite, artrite, tendinite, entre outras infecções.

Da mesma forma, ela ameniza dores como as causadas pela enxaqueca e diminui incômodos como edema durante a gravidez, no período menstrual, constipação intestinal e problemas circulatórios. A diminuição e prevenção de celulites e varizes e o combate ao envelhecimento cutâneo também fazem parte dos melhoras que a Drenagem Linfática propicia à saúde. É uma excelente terapia na recuperação de lesões musculares e articulares.

Drenagem Linfática

Porém, um dos seus principais benefícios é favorecer a rápida cicatrização de uma cirurgia ou trauma. Principalmente, previne aderências cicatriciais ou fibrose após a cirurgia plástica. Ela não apenas reduz os edemas e hematomas, como também proporciona maior hidratação e nutrição celular e colabora com a regeneração organizada das fibras.

O procedimento é contraindicado para pessoas com infecções agudas, trombose venosa, insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas, hipertireoidismo e hipertensão ou hipotensão arterial descompensada. Da mesma forma, não indicamos para pacientes em tratamento de câncer ou fazendo quimioterapia e com tuberculose, asma ou bronquite.

Drenagem Linfática no pré e pós da cirurgia plástica

A cicatrização é fundamental para o resultado planejado de uma cirurgia plástica, assim como a técnica utilizada. A Drenagem Linfática é a melhor aliada da cicatrização. Aliás, ela oferece muitos benefícios tanto para quem se recupera de uma cirurgia plástica, como também para quem se prepara para algumas delas. Indicamos drenagens no pré-operatório para nossas(os) pacientes de Mamoplastia de Aumento, Lipoaspiração e Abdominoplastia, por exemplo.

Naturalmente, o processo dos fluidos nos tecidos é mais intenso na chegada do que na saída. Ainda mais quando são feitas as incisões do procedimento cirúrgico. As sessões no pré e pós-operatório estimulam o sistema linfático a remover resíduos celulares, bactérias, vírus, excesso de fluidos e quaisquer substâncias indesejadas dos espaços entre as células em volume e velocidade maiores. Essencialmente, limpam e preparam os tecidos da região.

Drenagem Linfática

Os efeitos da massagem prévia tendem a reduzir o risco de complicações como edema excessivo, hematomas, infecção, má formação do tecido cicatricial e fibrose. Então, a recuperação é mais rápida quando complementada pelas drenagens no pós-operatório.

As sessões de Drenagem Linfática causam um efeito profundamente relaxante no sistema nervoso. Sobretudo, são fundamentais para ajudar o corpo a se ajustar às mudanças físicas e traumáticas causadas pela cirurgia plástica logo após o fechamento dos curativos.

Sobre o procedimento

A Drenagem Linfática é um procedimento minimamente invasivo e indolor. Logo, fazemos as aplicações no consultório. Acima de tudo, dentro dos mais rígidos padrões de segurança. Não é necessário usar anestésico. Ela pode ser feita manualmente ou com a ajuda de aparelhos da endermologia. Ou seja, aqueles que possuem mecanismos de vácuo e rolamento. Frequentemente, utilizamos a forma manual.

O número de sessões pré e pós-operatórias variam de acordo com cada paciente e respectiva cirurgia plástica indicada. Indicamos de 1 a 5 sessões no pré, sendo que a última até o dia anterior ao procedimento cirúrgico. Da mesma forma, de 8 a 12 no pós, iniciando após 2 ou 3 dias da cirurgia. Cada sessão leva de 45 a 60 minutos. A frequência entre as drenagens é de 1 a 3 vezes por semana.

Drenagem Linfática

As drenagens podem ser feitas em todo corpo ou somente nas áreas do tratamento utilizando as duas formas. Contudo, o procedimento começa com manobras que estimulem o esvaziamento dos gânglios linfáticos. Cada região do corpo pede movimentos diferentes. O tratamento pode ser aplicado na barriga, tórax, costas, glúteos, mamas, pernas, pés, braços, mãos face e couro cabeludo. Drenagem Linfática, Massagem Modeladora e Massagem Relaxante possuem técnicas e objetivos distintos.

A técnica manual consiste em massagens com movimentos circulatórios suaves e monótonos com os dedos, principalmente os polegares, combinando-os em um ritmo lento e com pequena pressão. Eles são feitos sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático. Em contrapartida, a drenagem por aparelhos é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa com o objetivo de melhorar a condição das linfas.

Resultado

A(O) paciente deve permanecer deitada(o) em repouso por 5-10 minutos após cada sessão de Drenagem Linfática para os casos que não envolvem cirurgia. Se necessário, indicamos meia ou manga elástica para evitar que a região fique inchada novamente.

Da mesma forma, indicamos a meia ou manga de compressão durante as atividades físicas intensas que podem ser feitas a seguir. Os casos cirúrgicos obedecem às condições de cada procedimento.

Massagem

Os resultados e efeitos do tratamento são sentidos imediatamente, como a melhora do inchaço (edema). Todavia, as drenagens são coadjuvantes no processo de recuperação. Há que se considerar a cirurgia plástica, celulites, varizes, inflamações ou outro incômodo. Mas, os benefícios melhoram a cada nova sessão.

Os resultados planejados se mantêm dependendo de uma série de fatores, como hábitos alimentares, prática regular de exercícios físicos, tabagismo, estresse, entre outros que causam a retenção de líquidos.

Passamos todas as informações necessárias e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

error: Atenção!