Cruroplastia
O que é a Cruroplastia e qual sua indicação
A Cruroplastia – comumente chamada de Lifting de Coxa ou Dermolipectomia Crural – é a cirurgia plástica que corrige a flacidez cutânea ao longo da região interna, medial ou exterior da coxa com a remoção do excedente de pele e/ou gordura. Este procedimento tem o objetivo de deixar a pele mais lisa e contornos mais proporcionais das coxas e as pernas mais firmes e torneadas.
A Lipoaspiração é a opção indicada para remover o excesso de depósitos de gordura localizada onde a pele tem boa elasticidade e é capaz de, naturalmente, estar em conformidade com o contorno planejado. Nos casos em que a elasticidade da pele é precária, uma combinação de técnicas de Lipoaspiração e de Cruroplastia pode ser recomendada.
A cirurgia é indicada para pessoas adultas de qualquer idade que tiveram uma perda substancial de peso devido à cirurgia bariátrica, regime, exercícios físicos ou outros motivos. Elas têm queixa estética ou funcional em relação ao excesso de pele e gordura persistente que causam desconforto para andar, vestir-se e até mesmo para fazer a higiene íntima.
É muito importante que as(os) pacientes estejam com o peso relativamente estável e bem perto do ideal, não tenham patologias que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não fumantes e, principalmente, tenham perspectivas positivas e expectativas realistas.
Sobre o procedimento
Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Cruroplastia for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista. Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
O tempo de duração da cirurgia é de 2 a 4 horas, dependendo se associada à Lipoaspiração, da quantidade de tecido a ser removido e se requer mudança de posição da frente para trás ou vice-versa. Bloqueio espinhal (peridural / raquianestesia) com sedação ou anestesia geral, a que for mais recomendada para cada paciente.
Levamos em consideração a quantidade e o local da flacidez para o planejamento cirúrgico. Quando a coxa apresenta um aumento de gordura interna ou externamente, sem flacidez de pele e sem queda dos tecidos – mais observada em pacientes jovens -, optamos apenas pela Lipoaspiração convencional. Quando precisamos remover o excesso dos tecidos flácidos, podemos ou não associar à Lipoaspiração. Para as incisões extensas, utilizamos as técnicas mais avançadas em locais estratégicos onde possamos esconder as cicatrizes pela maioria dos tipos de roupa.
Padrões de incisões variam de acordo com a área a ser tratada e grau de correção. No interior da perna, a incisão em forma de “T” é feita na junção entre a coxa e a região pubiana e a vertical pode chegar próximo ao joelho ao longo da face interna. Para firmar a pele da parte frontal e externa da coxa, a incisão se estende desde a virilha e em torno do quadril. Para reduzir o excesso de pele na parte interna e superior da coxa, a incisão é feita da região da virilha até a parte de trás da dobra da nádega.
Suturas internas de sustentação ajudam a formar os contornos recém modelados. Um dreno pode ser colocado sob a pele para ajudar na saída do excesso de sangue e de fluido que possam acumular. Fechamos as incisões com suturas absorvíveis ou pontos, adesivos de pele, fitas ou clipes. Após a cirurgia, pode envolver a área operada com uma bandagem elástica ou malha de compressão (que deve ser adquirida antes da cirurgia) para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos à medida que cicatrizam.
Pós-Operatório e Resultado
A(O) paciente pode ficar internada(o) 24 horas após a cirurgia plástica Cruroplastia. Passamos um cronograma para troca dos curativos, a retirada do dreno e dos pontos, o que pode levar de 3 a 7 dias após a cirurgia. A drenagem linfática pode ser indicada no período de recuperação a partir do 4º dia pós-operatório. A malha compressiva para as coxas deve ser usada o tempo todo, pelo menos durante 1 mês, exceto para tomar banho. Dependendo da idade e tipo de pele, pode ser recomendada por mais tempo.
A primeira semana de absoluto repouso é fundamental para a cicatrização. Dor (pode ser reduzida com medicamentos), inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas na área operada são possíveis efeitos colaterais que diminuem com o passar dos 7 a 10 dias. A recuperação requer de 3 a 4 semanas. Neste período, mantenha os movimentos restritos e evite afastar ou flexionar as pernas. Evitar correr e subir escadas por 60 dias. É importante estar atento à higienização na área operada, que deve estar sempre limpa e seca.
Entre 2 e 3 semanas é possível retornar ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) se a atividade realizada não exigir esforços especiais. Após 4 semanas, é possível voltar a fazer exercícios leves. As atividades físicas mais intensas para as pernas, esportes de contato e até dirigir, após avaliação. Evitar ao máximo exposição solar por pelo menos 12 semanas. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.
O novo contorno da coxa mais torneado e tonificado, com a pele mais firme, leva de 6 meses para ser redefinido completamente. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas a força excessiva, abrasão ou movimento durante o tempo de cicatrização. Apesar da extensão, a tendência é que a cicatrização fique discreta, clara e de boa qualidade até atingir a sua aparência definitiva em 1 ano.
Os resultados da Cruroplastia são duradouros quanto mais a(o) paciente mantem o peso estável e boa forma física através de alimentação equilibrada e exercícios. À medida que o corpo envelhece, é natural perder alguma firmeza.