Braquioplastia
O que é a Braquioplastia e qual sua indicação
As oscilações no peso (por regime, cirurgia bariátrica ou exercícios físicos), o passar dos anos e fatores hereditários podem levar à flacidez e ao acúmulo de gordura dos braços, notadamente, a partir da região das axilas e seguindo até o cotovelo. Se o que incomoda é a flacidez, optamos pela Braquioplastia e utilizamos as incisões para remover a pele em excesso.
Porém, se o problema é somente a gordura localizada, a Lipoaspiração pode proporcionar uma aparência harmônica. Nos casos que podem possibilitar melhores resultados – pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em aparência tonificada -, associamos ambos os procedimentos.
A Braquioplastia – também conhecida como Lifting de Braço ou Dermolipectomia Braquial – é a cirurgia plástica que remodela a parte inferior e posterior do braço e reduz sua circunferência. O exercício físico pode fortalecer e melhorar o tônus muscular do braço, mas não trata o excesso de pele que perdeu elasticidade ou os tecidos subjacentes que enfraqueceram.
O procedimento, de modo geral, é indicado para pessoas adultas de qualquer idade com flacidez significativa na pele do braço. É muito importante que estejam com o peso relativamente estável e bem perto do ideal, não tenham patologias que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não fumantes e, principalmente, tenham perspectivas positivas e expectativas realistas.
Sobre o procedimento
Antes de comparecer à primeira consulta, aconselhamos a você ler a página Como se preparar para um procedimento. Se a Braquioplastia for indicada para você, iniciamos o planejamento cirúrgico. Dependendo da complexidade, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista.
Passamos todas as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
O tempo médio de duração da cirurgia é de 2 horas. Caso seja associada à Lipoaspiração, pode chegar até 3 horas. Pode ser feita sob sedação intravenosa ou anestesia geral, a que for mais recomendada para cada paciente.
Cada paciente pode apresentar uma quantidade de flacidez, o que influi na técnica cirúrgica. Optamos por uma pequena incisão apenas na região da axila quando há pouca flacidez da pele. Quando há excesso de pele flácida, fazemos a incisão que pode se estender pela face interna ou de trás dos braços e vir do cotovelo até a axila (formato “T”) ou até a marca do sutiã (“L”). Quando há presença também de gordura localizada, usamos cânulas e aspiramos a gordura.
Firmamos e remodelamos o tecido subjacente de sustentação com suturas internas. Por fim, a pele é suavizada ao longo do novo contorno do braço. Se necessário, inserimos o dreno sob a pele para ajudar na saída das secreções. Fechamos as incisões com suturas absorvíveis ou pontos, adesivos de pele, fitas ou clipes. Vestimos uma malha de compressão que deve ser adquirida antes da cirurgia.
Pós-Operatório e Resultado
A(O) paciente pode ficar internada(o) 24 horas após a cirurgia plástica Braquioplastia. Passamos um cronograma para troca dos curativos, a retirada do dreno e dos pontos, o que pode levar de 1 a 2 semanas após a cirurgia. Passamos, também, um cronograma das sessões de drenagem linfática que devem ser feitas depois do procedimento.
A malha compressiva para os braços deve ser usada o tempo todo, pelo menos durante 1 mês, exceto para tomar banho. Dependendo da idade e tipo de pele, pode ser recomendada por mais tempo. Os 2 primeiros dias de absoluto repouso dos braços são fundamentais para a cicatrização. Evitar pegar peso e não levantar os braços acima dos ombros por 3 semanas. Dor, inchaço, desconforto, sensibilidade e hematomas na área operada são possíveis efeitos colaterais que diminuem com o passar das 2 semanas de recuperação.
Entre 2 e 3 semanas é possível retornar ao trabalho (sem esforço físico, o de escritório ou home office) se a atividade realizada não exigir esforços especiais. Após 3 semanas, é possível voltar a fazer exercícios leves. As atividades físicas mais intensas para os braços, esportes de contato e até dirigir, após avaliação.
Evitar ao máximo exposição solar por pelo menos 8 semanas. O uso de um protetor solar de boa qualidade e acima de 50 FPS (fator de proteção solar) é fundamental a partir da retirada dos curativos e ao longo da vida.
O novo contorno do braço mais torneado e tonificado, com a pele mais firme, leva de 6 meses para ser redefinido completamente. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o tempo de cicatrização. Apesar da extensão, a tendência é que a cicatrização fique discreta, clara e de boa qualidade até atingir a sua aparência definitiva em 1 ano.
Os resultados da Braquioplastia são duradouros quanto mais a(o) paciente mantem o peso estável e boa forma física através de alimentação equilibrada e exercícios. À medida que o corpo envelhece, é natural perder alguma firmeza.