Botox®

O que é Botox®

Botox® é a marca da forma cosmética da toxina botulínica comercializada no Brasil pela Allergan, empresa de produtos farmacêuticos. Botox® é a primeira e mais conhecida toxina botulínica do mercado. A marca até virou denominação do produto, como acontece com Bombril® (palha de aço), Cotonetes® (hastes flexíveis), Gillette® (lâmina de barbear) e tantas outras.

Além do marca Botox®, as outras liberadas para comercialização no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são Botulift® (Bergamo), Botulim® (Blau), Dysport® (Ipsen), Nabota® (Morksha8), Prosigne® (Cristália) e Xeomin® (Merz). De maneira idêntica, essas 7 marcas possuem eficácia e segurança comprovadas cientificamente.

Botox®

Definitivamente, a toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes utilizadas na medicina estética para o rejuvenescimento facial. Em 2020, foi o procedimento não-cirúrgico mais realizado no mundo segundo os resultados da Pesquisa Global ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), instituição líder no mundo para certificar cirurgiões plásticos estéticos.

De acordo com a pesquisa, as(os) pacientes que mais se beneficiam deste tratamento pertencem à faixa etária de 35 a 50 anos e 85% são mulheres. Todavia, o número de homens interessados em rejuvenescer a aparência tem aumentado ultimamente.

Indicação do Botox®

A toxina botulínica tem a capacidade de inibir a comunicação entre as terminações nervosas e os músculos. Assim, ela reduz a contração muscular e relaxa as rugas de expressão. O Botox® é indicado para reduzir as rugas glabelares (entre as sobrancelhas), perioculares (pés de galinha) e os sulcos horizontais na testa. Além disso, sua aplicação levanta os cantos da boca e corrige o sorriso gengival.

O tratamento ameniza as bandas grossas no pescoço (pescoço de peru), melhora a aparência das ondulações da pele do queixo e suaviza seu formato quadrado. É importante destacar que rugas são os sinais mais comuns de envelhecimento. Basicamente, qualquer movimento ou contração facial produz rugas como sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até mastigar.

Botox®

Além da cirurgia plástica, o Botox® tem aplicações em várias áreas da medicina. Principalmente, as que envolvem a hiperatividade muscular. Por exemplo, no tratamento de doenças oftalmológicas é utilizado para corrigir o estrabismo ocular e controlar do blefaroespasmo (fechar os olhos de forma descontrolada). Da mesma forma, reduz a sudorese (em caso de hiperidrose ou bromidrose), controla o bruxismo, ameniza a incontinência urinária, entre outras.

O tratamento com a neurotoxina não deve ser realizado em pacientes grávidas ou lactantes, em caso de reação alérgica (quando a teve no uso anterior) ou infecção (no local a ser aplicada). Sobretudo, não deve ser usada em pessoas com doença autoimune, pois não se sabe a reação do organismo. Desaconselhamos o uso de medicamentos ou suplementos nutricionais que afetem a coagulação (como vitamina E ou alho), agentes antiplaquetários e ingestão de álcool nos dias anteriores à aplicação.

Sobre o procedimento

Primeiramente, fazemos uma avaliação personalizada do rosto como um todo. Verificamos o tipo de pele, grau de envelhecimento e dos pontos na face que devem ser tratados com Botox®. Depois, calculamos as doses e respectivas concentrações. Por fim, aplicamos a toxina botulínica através de injeções nos músculos específicos.

O objetivo é reduzir e relaxar temporariamente as linhas finas de expressão e rugas faciais, mas preservando as expressões faciais. A toxina botulínica pode ser combinada com outros procedimentos cosméticos faciais para melhorar ainda mais o resultado, tais como peeling químico, preenchimento e laser de CO₂.

Botox®

Fazemos as aplicações das injeções de toxina botulínica no consultório, pois é um tratamento minimamente invasivo. Claro, dentro dos mais rígidos padrões de segurança. O procedimento leva de 15 a 30 minutos. A quantidade de injeções depende das características faciais, do local e da extensão das rugas.

Por exemplo, pés de galinha exigem de 2 a 3 injeções e rugas glabelares de 5 a 7 por sessão. O uso de anestesia ou creme anestésico tópico não é necessário. Igualmente, não há tempo de repouso ou de recuperação. A(O) paciente pode retomar às atividades normais logo após cada sessão.

Resultado

Embora seguros, os efeitos colaterais podem incluir uma leve dor de cabeça, hematomas e uma rápida dor no local das picadas durante a primeira semana. Os cuidados imediatos são não expor as áreas tratadas ao frio ou calor intenso, não usar cosméticos e produtos dermatológicos, evitar traumas e não esfregar ou massagear as áreas tratadas nas próximas 48 horas.

Os resultados são notados após 2 a 5 dias do tratamento. Ainda assim, o efeito completo pode levar até 10 dias para aparecer. Os músculos reagem e as rugas reaparecem lentamente após 3 a 4 meses da aplicação do Botox®. Consequentemente, a repetição do tratamento é indicada após 4 a 6 meses.

Toxina botulínica

O procedimento leva a um aspecto de lifting natural do terço superior do rosto. Consequentemente, uma aparência mais relaxada e rejuvenescida. O resultado é natural, rápido e sem precisar usar técnicas cirúrgicas.

O tratamento é seguro e pode ser repetido várias vezes após o desaparecimento dos efeitos. Ele não cria dependência física. Pelo contrário, o músculo tratado pode perder sua força após tratamentos repetidos, levando a resultados cada vez mais duradouros.

error: Atenção!