A realização do sonho de ter seios volumosos é possível graças à cirurgia plástica Mamoplastia de Aumento. Sob o mesmo ponto de vista, o implante de próteses mamárias de silicone é um dos procedimentos mais feitos, pesquisados e desejados não só no Brasil, mas no mundo todo.
O planejamento começa antes mesmo do dia da cirurgia. Faço uma análise clínica detalhada e solicito os exames laboratoriais e de imagem. A paciente e eu escolhemos as próteses mamárias de acordo com o biotipo e o desejo dela. Igualmente, ela faz uma consulta pré-anestésica. Em seguida, agendamos a operação e passamos todas as recomendações para que a paciente esteja no melhor das suas condições na data marcada.
O que acontece com próteses mamárias no pós-operatório?
Toda mulher que se submete à cirurgia de implante de próteses mamárias fica duplamente ansiosa. Não apenas pela cirurgia em si, como também para ver logo o resultado. Porém, as mamas passam por algumas fases até chegar a sua aparência definitiva. Em primeiro lugar, elas estão inchadas nos primeiros dias devido à inflamação (e não infecção!) causada pela Mamoplastia de Aumento, natural em toda cirurgia.
A sensação é que os implantes ficaram acima da posição esperada. Isto acontece porque os músculos e pele ainda estão tensos. Principalmente, quando utilizamos a técnica submuscular ou por baixo do músculo. Muitas pacientes ficam em dúvida se deveriam ter colocado próteses mamárias com volumes maiores. Mas, é o inchaço que passa a sensação de que elas são menores.
Todavia, as mamas descem e se acomodam à medida que desincham. Para se ter uma ideia, elas diminuem cerca de 30% em um período entre 2 e 3 meses. A partir desta fase, os implantes podem parecer maiores ou mais cheios. Ou seja, o volume da prótese está intacto e de acordo com o planejado.
A pele e os músculos tensos relaxam e se adaptam às próteses de silicone. Elas se acomodam em uma posição anatômica mais natural entre 3 e 6 meses. Igualmente, a área abaixo da aréola torna-se mais preenchida e com a aparência arredondada e harmônica. O tempo das fases da acomodação varia de pessoa para pessoa. Da mesma forma, próteses mamárias mais leves e/ou texturizadas podem levar mais tempo para descer e se encaixar.
Recomendações para a melhor recuperação
O resultado planejado é obtido em cerca de 12 meses até que as próteses mamárias chegam à posição definitiva. Porém, é importante seguir à risca as recomendações para que este tempo transcorra da melhor maneira possível e com risco mínimo de complicações. Entre elas:
- Drenagem linfática antes e depois do procedimento ajuda bastante a desinchar mais rápido.
- Usar a faixa ou sutiã pós-cirúrgico proporciona um colo bonito e estabilidade para o implante.
- Evitar atividade física extenuante até que liberemos.
- Não expor as cicatrizes ao sol por pelo menos 2 meses, mesmo com roupa.
- Evitar levantar o braço acima da altura dos ombros (90°) e nem carregar peso por pelo menos 30 dias.
- Evitar ao máximo o cigarro e o consumo excessivo de álcool.
Por fim, há outros itens na lista das recomendações e respectivos períodos recomendados. Pode contar com a gente para quaisquer dúvidas, além das consultas pós-operatórias.
Informações e/ou marcação de consultas pelo celular e/ou WhatsApp (11) 96172-6747!
Seguimos rigorosamente os protocolos de segurança nas consultas e na sala de cirurgia.