A gravidez e o período de amamentação são momentos especiais na vida de uma mulher. Ao mesmo tempo, é um período de muitas mudanças no contorno corporal. Além do abdome, as mamas são as que mais passam por transformações. Elas aumentam de tamanho devido à preparação para a produção de leite logo nos primeiros meses da gestação e ao estímulo hormonal.
As mamas se mantêm volumosas até 1 ou 2 meses após o final da amamentação e depois diminuem de tamanho. É o que chamamos de atrofia mamária pós-gestacional. A mulher não consegue controlar todas as alterações em seu corpo durante a gestação. No entanto, pode manter uma alimentação equilibrada e nutritiva para prevenir o ganho excessivo de peso. Não só preserva a beleza das mamas, como mantém ela e o bebê sempre saudáveis.
O que acontece às mamas com implantes na gravidez?
Se o momento certo de ser mãe acontece após realizar a Mamoplastia de Aumento, por que não? Aproveite cada momento antes e após a chegada do bebê!
Clinicamente, os implantes de silicone não impedem uma gravidez satisfatória e segura para a mãe e o bebê. As próteses mamárias permitem, também, que as mamas produzam leite normalmente e não prejudicam a amamentação. Além disso, não existe nenhum contato do leite com a prótese. Até a bombinha de leite pode ser utilizada normalmente.
São raros os casos em que o fluxo de leite pode sofrer uma redução. Ou seja, quando é usada a técnica de incisão periareolar, aquela feita ao redor da aréola, ou foram usadas próteses exageradamente grandes. Todavia, a produção do leite materno continua. Vale destacar, algumas mulheres não conseguem amamentar porque possuem pouco tecido mamário e não por causa da cirurgia.
A gestação e a amamentação modificam o resultado da Mamoplastia de Aumento?
As mulheres que passam por uma gravidez depois do implante de silicone têm uma série de dúvidas. Além da preocupação quanto à possibilidade de amamentar, tem o medo de perder o resultado da cirurgia. Contudo, o tempo para se chegar ao resultado planejado de uma cirurgia nas mamas leva de 6 a 8 meses no mínimo. Portanto, ficar grávida antes deste período pode comprometer a estética da cicatriz. Isso acontece porque o aumento das mamas desde os primeiros meses pode forçar as bordas das incisões suturadas recentemente.
Esteticamente, a gravidez pode modificar o formato das mamas com próteses após a amamentação. Tanto quanto, os hormônios, o aumento de peso e a produção de leite podem deixar as mamas caídas e um pouco flácidas devido ao estiramento da pele. Caso as mamas fiquem com aspecto que incomode, recomendamos marcar uma consulta para avaliação depois de passados, pelo menos, 6 meses do término da amamentação.
Informações e/ou marcação de consultas pelo celular e/ou WhatsApp (11) 96172-6747!
Seguimos rigorosamente os protocolos de segurança nas consultas e na sala de cirurgia.
Relacionado
Gestação Gravidez Implantes de Silicone Próteses de Silicone Próteses Mamárias