A cirurgia das pálpebras, conhecida como Blefaroplastia, é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo segundo os resultados da Pesquisa Global ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética). Historicamente, é um dos procedimentos mais procurados por mulheres e homens acima dos 50 anos. Porém, a faixa etária tem mudado e já há demanda por jovens na casa dos 20 e 30 anos devido à presença de bolsa palpebral, principalmente a blefaroplastia das pálpebras inferiores. Quando há flacidez leve nas pálpebras superiores, temos métodos não cirúrgicos como recursos que estimulam o colágeno em mulheres jovens.
A tendência do aumento na procura por procedimentos nas pálpebras foi iniciada antes da pandemia, embora do período de lockdown acelerou o ritmo. O trabalho remoto foi necessário e o uso de aplicativos de videoconferências passou a exigir uma boa aparência facial. Além disso, é mais fácil passar pelo processo de cicatrização trabalhando virtualmente em home office.
Por que jovens tem procurado as cirurgias das pálpebras?
Antes de tudo, a cirurgia plástica deixou de ser um tabu. É cada vez mais aceitável buscar soluções cirúrgicas, além de tratamentos não invasivos. Em tempos de uso massivo da internet, em particular as redes sociais, as celebridades exercem influência sobre as mulheres mais jovens que buscam dar às pálpebras um formato glamoroso e bem definido.
Além disso, a cirurgia é indicada em casos de pálpebras caídas devido à predisposição genética. Parece um capuz de excesso de pele que aparece precocemente na pálpebra superior. Outros fatores como o tabagismo e o excesso de exposição solar contribuem com a flacidez na região.
Esta condição dificulta a visão e não combina com a jovialidade tão desejada atualmente. Especialmente nas mulheres, significa que há pouco espaço para a maquiagem e, menos ainda, para delineador ou sombra, ainda mais quando combinado com uma sobrancelha mais grossa.
Sobre a cirurgia das pálpebras
Embora os resultados de uma cirurgia das pálpebras sejam mais sutis em um(a) paciente de 25 anos do que em um(a) de 55 anos, eles ainda podem oferecer uma grande diferença na aparência de todo o rosto. O procedimento nas pálpebras pode produzir a aparência de um olho mais limpo, amplo e brilhante, e uma face mais nítida e jovial.
O procedimento é feito por dentro das pálpebras, sem mexer no músculo, o que torna a recuperação rápida. Assim, fazemos as incisões para retirada do excesso de pele na prega natural, de modo que a cicatriz fique totalmente escondida na própria dobra.
Todavia, quando há necessidade de remoção das bolsas de gordura que se depositam abaixo dos olhos, o corte é feito na parte interna (a conjuntiva do olho), onde não há necessidade de sutura (pontos), porque a própria mucosa se regenera e cicatriza sozinha. Além disso, o tecido da região externa também é deslocado nesse processo, ocorrendo uma redução das rugas e flacidez das pálpebras.
O resultado começa a se evidenciar a partir de uma semana, quando o inchaço começa a desaparecer. Os efeitos são reais depois de um mês.
Prevenção ao envelhecimento
Aconselho realizar procedimentos e tratamentos como medidas preventivas sempre que tenho a oportunidade de consultar pacientes que apresentam flacidez precoce nas pálpebras. Em outras palavras, se o problema estiver visivelmente presente em seus 20 e 30 anos e estiver incomodando, não vai melhorar com o tempo. Sob o mesmo ponto de vista, ninguém quer que seu visual padrão pareça sonolento, muito menos envelhecido, não importa o quão jovem seja.
A Blefaroplastia entrega resultados de longa duração. Ela retarda a aparência de envelhecimento na área dos olhos, pelo menos, ao longo da próxima década. Ou seja, o procedimento pode ser feito novamente depois de 10 ou 15 anos.
Informações e/ou marcação de consultas pelo celular e/ou WhatsApp (11) 96172-6747!
Seguimos rigorosamente os protocolos de segurança nas consultas e na sala de cirurgia.