A acne é uma doença que afeta, principalmente, áreas da pele com maior densidade de glândulas sebáceas, como rosto, tórax e costas. Ela é mais comum durante a adolescência e tende a desaparecer por conta própria. Frequentemente, as causas estão associadas ao bloqueio dos folículos pilosos por células mortas, produção excessiva de sebo e presença da bactérias. Por vezes, o uso de certos medicamentos orais promove o desenvolvimento de acne, como é o caso dos esteroides.
A interação desses fatores leva não apenas à ruptura das paredes dos folículos pilosos, como também à inflamação típica da acne. Dessa forma, os sintomas se manifestam através dos comedões (cravos), pústulas (espinhas) cheias de pus ou mesmo grandes nódulos (caroços) vermelhos e sensíveis.
Tipos de cicatrizes de acne
A acne não representa uma ameaça grave à saúde. Porém, as cicatrizes que surgem após os cravos, espinhas e caroços inflamados secarem têm um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. Elas podem afetar a autoestima, pois deixam marcas de intensidade e extensão variáveis na pele. Certamente, são marcas indesejadas.
Basicamente, as cicatrizes de acne estão divididas nos seguintes tipos:
- Rebaixadas ⇢ São chamadas de atróficas ou deprimidas também. A perda de tecido pode ser superficial, média e profunda. Assim também, algumas possuem aderência da porção central do assoalho da cicatriz. Outras, são cicatrizes estreitas, rígidas e profundas com fibrose que atravessam toda derme e atingem o tecido subcutâneo.
- Elevadas ⇢ Em contrapartida, as cicatrizes desse tipo têm aumento na formação de tecidos. As hipertróficas se formam acima da superfície cutânea, mas se limitam à área da lesão original. Os queloides extrapolam as margens da cicatriz. Suas formações adquirem aspectos diferentes, principalmente quando há a presença de cordões fibrosos sobre a pele normal.
Procedimentos para correção das cicatrizes
O tratamento de correção das cicatrizes de acne depende da gravidade e extensão das lesões. Bem como, é essencial lembrar que cada caso é único e depende das características da pele, grau de oleosidade, grau de envelhecimento, cor e idade da(o) paciente. Fazemos um planejamento cirúrgico ou minimamente invasivo sob medida com base em uma abordagem individualizada para prevermos resultados satisfatórios.
Por fim, cada tipo de tratamento e a quantidade de sessões varia conforme a intensidade do caso bem como dos resultados esperados e possíveis. Algumas podem combinar dois ou mais tratamentos. Às vezes, a mesma área possui mais de um tipo de cicatriz, tornando o processo ainda mais variável.
1. Tratamentos Cirúrgicos
Utilizamos técnicas de cirurgia plástica sempre que são indicadas. Dessa forma, realizamos o procedimento em centro cirúrgico. A(O) paciente retorna para sua residência após uma permanência de 2 horas no hospital, logo após passar o efeito da anestesia. São elas:
- Ritidoplastia ⇢ Basicamente, o lifting facial consiste em um alongamento da pele. Os resultados são satisfatórios na eliminação cicatrizes causadas pela acne quando há a sua indicação. Principalmente, quando há relaxamento excessivo da epiderme do rosto.
- Lipoenxertia ⇢ Fazemos uma lipoaspiração para retirar a gordura localizada indesejada da cintura, por exemplo. Tratamos essa gordura e usamos a técnica de lipoescultura para corrigir as cicatrizes rebaixadas. Às vezes, fazemos mais de uma sessão para injetar a gordura do próprio corpo, pois parte dela é absorvida.
- Excisão ⇢ A excisão cirúrgica é um procedimento no qual removemos a cicatriz de acne e suturamos os tecidos adjacentes. Essa abordagem é mais adequada para cicatrizes profundas e estreitas.
- Enxerto de pele ⇢ Substituímos a cicatriz inestética na epiderme danificada por tecido saudável utilizando enxertos de pele. Essa técnica é eficaz para cicatrizes largas e extensas.
- Subcisão ⇢ Inserimos uma agulha sob a cicatriz para liberar as fibras de colágeno que a mantêm presa à pele. Como resultado, isso ajuda a nivelar a superfície da pele e reduzir a aparência das cicatrizes.
2. Tratamentos Minimamente Invasivos
- Preenchimentos dérmicos ⇢ As injeções de preenchedores são comumente usadas para melhorar a aparência das cicatrizes de acne. Ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e ácido poli-l-lático são alguns dos mais utilizados. Tanto quanto, eles ajudam a elevar as depressões da pele, proporcionando uma superfície mais uniforme.
- Peelings ⇢ Utilizamos ácidos para esfoliar até a camada mais profunda da pele com peeling químico, de acordo com a profundidade. Da mesmo forma, aplicamos o peeling ultrassônico feito com um aparelho com uma espátula da ponta que vibra e produz ondas de energia alta em contato com a pele. Ambas os tratamentos não apenas corrigem as marcas, mas também são usados na medicina estética para eliminar rugas e desbotar manchas da pele.
- Microagulhamento ⇢ A técnica de microagulhamento envolve o uso de um dispositivo com pequenas agulhas que perfuram a pele, estimulando a produção de colágeno e melhorando a textura das cicatrizes.
- Laser de CO₂ ⇢ O laser de CO₂ elimina eficazmente as cicatrizes evidentes e manchas, bem como atua em profundidade na acne generalizada. Os tratamentos a laser não são recomendados para pessoas com pele escura devido ao risco de hiperpigmentação.
Informações ou marcação de consultas pelo (11) 96172-6747!
Sempre seguimos rigorosamente os protocolos de segurança nas consultas e na sala de cirurgia.
Créditos das imagens:
• Mulher de frente ⇢ Freepik
• Homem de perfil ⇢ Freepik