Blefaroplastia

O que é a Blefaroplastia e qual sua indicação

A Blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora a aparência das pálpebras. Ela corrige as mudanças estéticas no contorno natural das pálpebras superiores e inferiores que causam incômodo e impedem a visão. Ela tem não só finalidade estética, como também funcional. A cirurgia nesta região diminui os efeitos do processo natural de envelhecimento facial.

As pálpebras superiores podem apresentar flacidez da pele. Sobretudo, a pele cria dobras que prejudicam a visão. Além disso, um inchaço aparece devido ao aparecimento de um depósito de gordura. Da mesma forma, os principais problemas nas pálpebras inferiores são excesso de pele, rugas finas e bolsas de gordura sob os olhos. Às vezes, elas caem e revelam o branco abaixo da íris.

Blefaroplastia

A Blefaroplastia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos. Certamente, a cirurgia faz com que o olhar pareça mais jovem, descansado e alerta. É um dos procedimentos mais realizados no mundo segundo os resultados da Pesquisa Global ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética).

Normalmente, somos procurados por pacientes com mais de 40 anos para realizar este procedimento. Frequentemente, a pele facial começa a perder a elasticidade a partir desta idade e os consequentes sinais de envelhecimento começam a aparecer.

Sobre o procedimento

É fundamental ler a página Como se preparar para um procedimento antes da consulta. Iniciamos o planejamento cirúrgico se a Blefaroplastia for indicada. Por vezes, solicitamos a realização de exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, além da consulta com o anestesista.

Passamos as informações necessárias para o pré e pós-operatório e ficamos à disposição para esclarecer as dúvidas.

Verificamos se a(o) paciente tem alguma doença nos olhos tais como glaucoma, olho seco, irritação ou descolamento de retina. Analisamos a visão e a produção lacrimal, bem como o estado geral de saúde.

Este procedimento pode ser associado à Ritidoplastia para tornar o rosto mais jovem e harmônico. Igualmente, pode ser feito juntamente com o tratamento facial Botox® com o objetivo de melhorar os resultados estéticos.

Blefaroplastia

O tempo de duração da cirurgia varia entre 40 e 60 minutos. É feita sob anestesia local ou geral.

As linhas de incisão e respectivas cicatrizes da Blefaroplastia ficam escondidas dentro das estruturas naturais da região das pálpebras. Assim, a pálpebra superior pode ser corrigida através de uma incisão no seu sulco natural, permitindo a retirada ou reposicionamento de depósitos de gordura, remoção de uma elipse de excesso de pele e aperto dos músculos.

A pálpebra inferior pode ser corrigida através de uma incisão logo abaixo da linha dos cílios por onde se remove o excesso de pele e bolsas de gordura. Eventualmente, fazemos a incisão na parte interna da pálpebra (transconjuntival) para redistribuir ou remover o excesso de gordura. Esta técnica é indicada para pacientes novos que não precisam remover pele flácida. Usamos laser ou peeling químico para reduzir a descoloração se forem indicados.

Fechamos as incisões com suturas ou cola de pele e aplicamos pomada nos olhos. Além disso, fazemos um curativo macio em alguns casos.

Pós-Operatório e Resultado

A(O) paciente fica no hospital por um período de 6 a 8 horas até que o efeito da anestesia passe depois da Blefaroplastia. Desde que não seja associada a outra cirurgia ou tratamento. Assim também, vai para casa com os olhos abertos e sem nenhum tipo de curativo oclusivo. Recomendamos trazer óculos escuros e usá-los durante o processo de cicatrização. Eles são importantes para evitar maior sensibilidade à luz e se proteger do vento.

Inchaço, hematomas e irritação nos locais das incisões são normais, embora haja pouca dor envolvida nesta cirurgia. Contudo, basta aplicar os medicamentos recomendados e fazer compressas frias que esses sintomas tendem a desaparecer em até 1 semana. Dormir de barriga para cima, manter a cabeça mais elevada que o corpo e evitar ao máximo encostar os olhos no travesseiro nas primeiras semanas.

Blefaroplastia

Os pontos são removidos entre 5 e 7 dias. Os principais sintomas observados durante as primeiras semanas são produção excessiva de lágrimas ou secura, queimação, coceira, hipersensibilidade à luz e alterações temporárias na acuidade visual, como visão turva ou dupla.

A(O) paciente pode voltar a ler após 2 ou 3 dias, bem como retornar ao trabalho entre 5 e 10 dias. Assim também, as lentes de contato podem ser retomadas após 2 semanas depois da nossa reavaliação.

As atividades mais extenuantes e o consumo de álcool estão liberadas após 3 semanas. Não utilizar maquiagem nos olhos por 15 dias.

Os resultados planejados da Blefaroplastia aparecem em poucas semanas, mas pode levar até 1 ano para as linhas de incisão refinarem totalmente. Levar uma vida saudável e abusar do protetor solar ajuda bastante a manter a aparência mais alerta e rejuvenescida, apesar do envelhecimento natural.

error: Atenção!